O álbum de estreia do Gloria Perpetua, “The Darkside We Wanna Hide”, disponível para compra no Brasil através da Shinigami Records, veio como constatação do momento significativo que o Heavy Metal brasileiro vem vivendo. Formada em 2023 pelo baixista e compositor Daniel Fuchshuber (Necroskinner e Lord Byron), em colaboração com Raphael Dantas (vocal e bateria, Ego Absence) e Bruno Luiz (guitarra, The Heathen Scÿthe, Command6, Stormsons), a banda traz um som que combina o melhor do Heavy e Power Metal, atraindo tanto fãs de Metal clássico quanto de novas vertentes.
Com 10 faixas que exploram temáticas de luta por crescimento pessoal e também por um mundo melhor, o álbum apresenta uma variedade de influências que vão de Blind Guardian e Iced Earth a Helloween e Gamma Ray. A sonoridade é bem trabalhada, misturando a intensidade do Heavy Metal com melodias elaboradas e arranjos sofisticados. A produção do álbum é cristalina e de alta qualidade, destacando o talento dos músicos e convidados.
Músicas como “Beyond The Darkness Portal” e “Mothers Of Jerusalem” capturam a essência da banda sem cair nos clichês do gênero, apresentando arranjos bem construídos que favorecem a melodia sobre a velocidade pura. “The Architect” é um exemplo de como a banda utiliza sua experiência e musicalidade para criar canções que são tanto complexas quanto acessíveis.
A produção de “The Darkside We Wanna Hide”
A colaboração com músicos renomados, como Timo Tolkki (ex-Stratovarius), Vitor Rodrigues (Native Blood, Tribal Scream, ex-Torture Squad), Luis Mariutti (Sinistra, Shaman, Angra, Firebox), João Noleto (Vocifer), Vitor Veiga (Aquaria, Endless), Guilherme Hirose (NorthTale, Traumer), Marcelo Kalunga e Oruam (Deadly Fate), eleva ainda mais a qualidade do álbum e atrai fãs de estilos distintos dentro da cena Metal.
Cada participação adiciona uma camada única às composições, enriquecendo a sonoridade e mostrando o potencial colaborativo do projeto. Dentre todas as contribuições, o destaque vai para o talentoso vocalista brasileiro Guilherme Hirose, que brilha em sua performance, trazendo uma profundidade emocional e técnica para “The Rape Of Gaia”. Sua contribuição é, inegavelmente, um dos pontos altos do álbum.
“The Darkside We Wanna Hide”, a impressionante estreia do Glória Perpétua
Ainda sobre os destaques, temos “Have You Forsaken The Cross?”, cantada por Marcelo Kalunga e que explora questões religiosas, com influências claras de Iced Earth. O instrumental é poderoso e a letra, reflexiva, fazendo desta uma das músicas mais impactantes do álbum. Outras faixas notáveis são as mais pesadas e rápidas, como “The Key of Life”, a já mencionada “The Rape Of Gaia” e “The Way of a Warrior”, que trazem uma explosão de energia.
O álbum foi quase que integralmente composto por Daniel Fuchshuber, com exceção de “The Key Of Life” e “The Way Of A Warrior”, compostas por Rogério “Byron” Ferreira. O talento de Daniel é notável e, se formos considerar que estamos falando de um álbum de estreia. A expectativa aumenta ainda mais para um eventual segundo disco, principalmente porque “The Darkside We Wanna Hide” também será lançado internacionamente, pela Rockshots Records. Spoiler: Daniel mencionou, em entrevista para a revista Roadie Crew (ed. 281) que o segundo álbum já está em pré-produção.
No geral, “The Darkside We Wanna Hide” é uma estreia impressionante que coloca o Gloria Perpetua, ao mesmo tempo, no radar do Metal nacional e internacional. Com uma produção de alta qualidade, uma arte de CD de excelente gosto e um investimento visível em todos os aspectos, o álbum tem tudo para se tornar um marco no Heavy Metal brasileiro. É um disco que não apenas atende às expectativas dos fãs do gênero, mas também contribui para elevar o Metal brasileiro a novos patamares.
Integrantes:
- Daniel Fuchshuber (baixo)
- Raphael Dantas (vocal, bateria e teclado)
- Bruno Luiz (guitarra)
Faixas:
- Let There Be Darkness…
- Beyond The Darkness Portal
- Have You Forsaken The Cross?
- Mothers Of Jerusalem
- The Angels Are Calling
- The Rape Of Gaia
- The Architect
- The Key Of Life
- The Way Of A Warrior
- The Sick Cycle To The Death