“Stygian Rose” é o terceiro full lenght da banda americana de Epic Doom Metal, Crypt Sermon, que saiu em 14/6/2024, através do selo Dark Descent Records, enquanto os políticos continuaram a despejar toda a sua desgraça sobre os inocentes. No entanto, opostamente ao que fazem esses abutres, o Metal Desgraça do Crypt Sermon não está a serviço de qualquer tipo de opressão. Pelo contrário, temos aqui uma sonoridade que se dedica 100% ao Doom e, embora estejamos descrevendo uma banda americana, a referência, indubitavelmente, é a escola sueca desse subgênero.
O sucessor de “The Ruins of Fading Light” (2019), chega, portanto, quase cinco anos completos após o seu lançamento.
Trinca inicial da desgraça
Um instante de calmaria introduz “Glimmers in the Underworld”, porém, menos de meio minuto depois, a canção ganha peso, assumindo a forma de Heavy Doom Metal. Primeiramente, é necessário que elogiemos a técnica e a versatilidade vocal de Brooks Wilson, alternando a sua forma de cantar várias vezes, inclusive arriscando alguns guturais que encaixam com perfeição. Quanto à dupla de guitarristas, Steve Jansson (que também faz os solos) e Frank Chin, temos um impecável trabalho de riffs e solos, exalando, ao mesmo tempo, os perfumes da melodia, da técnica e muito feeling. Os arranjos de teclado de Tanner Anderson fazem com que música do Crypt Sermon ganhe um clima épico, já que é desse modo que o sexteto da Philadelphia define o seu estilo. Por último, e importante da mesma forma, o trabalho da cozinha, formada pelo baterista Enrique Sagarnaga e o baixista MAtt Knox, alicerça com êxito toda essa massa sonora desgraçada.
Em seguida, “Thunder (Perfect Mind)” já é puramente Doom Metal desde os seus primeiros segundos. Ainda assim, essa faixa soa tão bem quanto a sua antecessora. Destacamos novamente o trabalho das guitarras, assim como a base sonora que é fruto da performance de Knox e Sagarnaga. Inclusive, o baixista usa algumas frases de efeito que acabam funcionando como solos, mesmo que não o sejam, propriamente.
Uma virada de bateria e um arranjo de teclado trazem “Down in the Hollow” soam Epic Heavy Doom em mais uma oportunidade, ainda que soe bem diferente da canção de abertura. Essa trinca trinca está acima de qualquer crítica, pois são três canções únicas e diferentes entre si, mesmo respeitando a veia Doom.
Trinca final da desgraça
“Heavy Is the Crown of Bone” mostra a sua cara logo depois, fazendo com que as mentes dos ouvintes remetam imediatamente à sonoridade dos suecos do Candlemass, misturando ainda uma irresistível veia Black Sabbath em alguns momentos. Além disso, há um solo de baixo, um arrasador solo de guitarra de Jansson e uma discreta atmosfera gótica que é comum quando o assunto é Doom Metal.
Um teclado sombrio inicia “Scrying Orb”, fornecendo a ela uma personalidade sonora ainda mais Doom que todas as suas antecessoras. Contudo, em um pequeno instante ela se revela uma balada a la Black Sabbath com Tony Martin e, convenhamos, não há possibilidade disso resultar negativamente. Apesar do voz de Wilson não ter semelhança alguma com a de Martin, ela é absolutamente fantástica com seu timbre próprio.
Coube a “The Stygian Rose”, faixa título, a missão de fechar o terceiro full lenght da discografia da banda americana Crypt Sermon. Antes de mais nada, precisamos contextualizar a “Rosa Estígia”. Em primeiro lugar, ela é uma entidade da mitologia grega, uma ninfa, sendo mais específico. Segundo, Estige é igualmente o nome do rio da invulnerabilidade dos gregos, sendo que ninguém jamais deve descumprir qualquer promessa feita sob Estige.
Quanto a canção em si, seus mais de onze minutos de duração são puramente épicos, trazendo consigo a alma da sonoridade do sexteto. Há quem reclame que se trata de uma canção muito longa, entretanto, devemos ouvir antes de tirar nossas próprias conclusões. Em suma, até o momento, esse é um dos melhores discos do subgênero Doom Metal de 2024.
Nota: 9,2
Integrantes:
- Brooks Wilson (vocal)
- Enrique Sagarnaga (bateria)
- Steve Jansson (guitarra*)
- Frank Chin (guitarra)
- Matt Knox (baixo)
- Tanner Anderson (teclado)
Faixas:
- 1.Glimmers in the Underworld
- 2.Thunder (Perfect Mind)
- 3.Down in the Hollow
- 4.Heavy Is the Crown of Bone
- 5.Scrying Orb
- 6.The Stygian Rose