“Full HD” é o quinto álbum da carreira da banda espanhola de Thrash Metal, Crisix.
No ano passado, nós, fãs de Thrash Metal, fomos presenteados com o excelente álbum homônimo do Angelus Apátrida, sétimo de sua carreira.
Posteriormente, em 2022, outra banda espanhola de Thrash nos conquistou com seu lançamento.
Lançado no dia 15 de abril, “Full HD” é o quinto full lenght de inéditas do Crisix, sucessor do ”Against the Odds” (2018),já que “Sessions #1 – American Thrash”, lançado em 2019, é um disco de covers de bandas americanas do subgênero. Em 2021, foi lançado o hilário “The Pizza EP”.
Crisix
O merecido sucesso obtido pelo Angelus Apátrida talvez tenha servido de inspiração para o Crisix, pois seu atual registro, “Full HD”, superou a qualidade do já ótimo “Against the Odds” (2018). A saber, a agressiva sonoridade do Crisix tem nítidas influências no Thrash americano old school.
Pois, podemos definir a sonoridade do Crisix como Thrash Metal brutal com letras bem humoradas, sem abrir mão do emprego da técnica.
Julián Baz melhorou bastante sua capacidade vocal, desenvolvendo um estilo mais intenso, porém mais agradável.
Marc Busqué e Albert Requena
Sobretudo, a dupla de guitarristas Marc Busqué e Albert Requena continua destruidora nos riffs e nos solos cheios de feeling. A
Em contrapartida, a cozinha do baixista Pla Vinseiro e do baterista Javi Carrión da sustentação precisa a toda essa massa sonora, musicalmente, violenta.
“The Many Licit Paths”, “Extrema Fire hazard” e “Full HD”
A primeira trinca é pura pancadaria. “The Many Licit Paths”, “Extrema Fire hazard” e “Full HD” foram uma abertura avassaladora, com destaque para a faixa título, a qual remete a Megadeth a época de seus dois primeiros full lenghts, “Killing My Business… And Business Is Good” e “Peace Sells… But Who’s Buying”.
Thrash Metal puro em total alta definição!
“Macarena Mosh” vem na sequência para fazer rir um pouco e ao mesmo tempo banguear incentivado pela sonzera toda.
“Duele a tus oídos, Thrash Metal, Macarena” (rs).
“Speak Your Truth”
“Speak Your Truth”, uma das minhas favoritas do disco, foi tema de videoclipe quentíssimo.
Inegavelmente, dizer a verdade parece realmente como espalhar sangue para todos os lados, chocando as pessoas que não querem ouvir nada daquilo, preferindo permanecer em seu estado de ignorância.
Além disso, os solos de guitarra dessa canção estão entre os mais poderosos da obra.
“Beast”
Enfim, “Beast” encerra a segunda trinca com mais sangue, violência e muita velocidade. Delicia de Thrash a la old school.
Aliás, não tem como ser fã de Thrash e permanecer indiferente a essa mui prazerosa audição.
“John Was Born For Metal”
“John Was Born For Metal” introduz com a guitarra fazendo um solo mais técnico, a la Van Halen ou Malmsteen, porém, pouco mais de trinta segundos após, a pegada Thrash retoma conta das ações, transformando-a em uma das aceleradas canções do disco, com arranjos fantásticos de baixo em seu final, além de mais solos matadores de guitarra.
“Shõnen Fist”
“Shõnen Fist” tem uma dose de Crossover, na medida certa, digamos assim, chegando a lembrar até o estilo do Tankard em alguns dos seus trabalhos.
“W.N.M. United”
Um grito de “mosh” introduz “W.N.M. United”, faixa que ganhou uma versão em videoclipe e conta com a presença de muitos convidados especiais, os quais fazem parte de bandas do chamado New Wave Of Thrash Metal, a nova geração do Thrash mundial. John Kevill (Warbringer), Poney (Violator), Nick (Suicidal Angels), Philly (Gama Bomb), Diva Satánica (Nervosa), G. Izquierdo (Angelus Apatrida), JB (Bonded By Blood), Lenny (Dust Bolt), Rick (Fueled By Fire), Kevin (Insanity Alert), além do veterano, convidado mais do que especial, Chuck Billy (Testament), trabalharam juntos nessa faixa.
Para encerrar, temos ainda duas músicas, primeiro, a rápida “Boc De Bitern”, a qual se destaca por sua bateria, seus solos de guitarra e alguns vocais mais melódicos contidos em pequenos trechos; segundo, finalizando o disco, “Escape the Electric Fate” é talvez a mais veloz do registro e também uma das mais técnicas e diferenciadas do mesmo.
Ela também tem uma veia experimental, com alguns efeitos diferenciados das demais, porém é tão excelente quanto.
Os quatro anos que separaram “Against The Odds” de “Full HD” fizeram muitíssimo bem ao Crisix, que lançou um disco com a personalidade de uma banda que já não é mais promessa, mas sim realidade do Thrash europeu e, inclusive, mundial. Eles ganharam uma considerável evolução nesse período entre um registro completo e outro.
Les congratulo por el nuevo álbum, Crisix! Su camino es largo y lleno de exitos, adelante.
Nota 9,4
Integrantes:
- Marc Busqué “Busi” (guitarra)
- Julián Baz (vocal)
- Albert Requena (guitarra)
- Pla Vinseiro (baixo)
- Javi Carrión (bateria)
Faixas:
- 1.The Many Licit Paths
- 2.Extreme Fire Hazard
- 3.Full HD
- 4.Macarena Mosh
- 5.Speak Your Truth
- 6.Beast
- 7.John Was Born For Metal
- 8.Shõnen Fist
- 9.W.N.M. United
- 10.Boc de Bitern
- 11.Escape the Electric Fate
Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz
CONFIRA A RESENHA DO ÁLBUM ANTERIOR, “AGAINST THE ODDS”, DE 2018:
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal, com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.
Além disso, todos os dias, publicamos notícias, indicações, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock e de todos os subgêneros tradicionais do Heavy Metal.
Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.
Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.