Muitos fãs detestam covers e outros adoram. Os motivos para reações tão diferentes são os mais variados possíveis. Quem não gosta geralmente é adepto da teoria de que são raras as ocasiões em que uma versão fica tão boa quanto a original, já os que gostam, são os que possuem a mente mais aberta e, para estes, ouvir novas adaptações de clássicos das suas bandas favoritas não significa substituir as originais, mas sim ganhar uma maneira diferente e atualizada de escutar uma música já conhecida.
Ambas as opiniões são válidas, mas se existe uma verdade a respeito desse tema, é que em meio a diversos tributos pífios e caça niqueis, versões ruins e clássicos “assassinados”, muitas bandas conseguiram apresentar adaptações muito boas para canções pra lá de manjadas.
Nesta publicação, iremos apresentar uma playlist com 15 versões de clássicos do Black Sabbath que, na nossa visão, ficaram muito boas e merecem ser ouvidas com maior atenção.
A mítica banda nascida na cidade de Birmingham, Inglaterra em 1968, é conhecida por muitos por ser a primeira banda de Heavy Metal a gravar um disco na história. O grupo é responsável pelo embrião de outros subgêneros como Stoner e Doom Metal, é possuidora de uma vasta e proveitosa discografia e, obviamente, possuiu nas suas muitas formações alguns dos músicos mais criativos e talentosos do Heavy Metal.
Com fases e formações distintas e sempre capitaneada pelo senhor dos riffs, Tony Iommi, o Sabbath nos brindou com grandes trabalhos e serviu de referência para inúmeras bandas no decorrer da história.
Mas quais foram as bandas que gravaram canções do Black Sabbath e se deram bem? Vamos nos aprofundar nisso agora mesmo!
Com vocês: as 15 melhores versões de músicas do Black Sabbath!
15 – Primal Fear – “Die Young”
O Primal Fear é uma banda que ficou conhecida por possuir uma discografia bastante concisa e retilínea dentro do Power Metal. Mas os alemães também se destacam por gravar excelentes covers de gigantes da música pesada. A lista de versões é extensa e em meio a todas estas homenagens, escolheram fazer um tributo para a excepcional “Die Young”, originalmente no tracklist do clássico “Heaven And Hell” (1980). Esta é uma composição absolutamente subestimada por muitos fãs do Black Sabbath e os dotes vocais do vocalista Ralph Scheepers ajudaram o moço a fazer justiça à interpretação magnânima do mestre Ronnie James Dio.
14 – TYR – “I”
O que dizer de uma banda que se chama “TYR”? Será que existe alguma influência do álbum de mesmo nome gravado pelo Sabbath ainda com Tony Martin nos vocais? Óbvio que sim! Bem, aqui o grupo dinamarquês de Prog/Folk Metal atacou com uma ótima versão para “I”, presente no estupendo “Dehumanizer” (1992).
13 – Stargazery – “Headless Cross”
E aqui temos mais uma versão de uma música gravado por Tony Martin em sua passagem pelo Black Sabbath. Desta vez, os finlandeses do Stargazery escolheram coverizar a faixa título do álbum “Headless Cross” (1989) e obtiveram um resultado acima da média. Incrível a semelhança entre os timbres vocais de Jari Tiura com os Martin.
12 – Sorcerer – “When Death Calls”
Nada mais natural que uma banda de Epic Doom Metal, estilo este que foi criado pelo Black Sabbath, gravar uma faixa feita pelos mestres do subgênero. E foi o que os suecos do Sorcerer fizeram no EP “Reverance”, de 2021. A canção escolhida foi “When Death Calls”, originalmente gravada no álbum “Headless Cross” (1989). Aqui temos uma versão absolutamente perfeita e que, inclusive, consegue dar mais peso, mas sem descaracterizar a canção original em momento algum. Trabalho primoroso!
11 – Adrenaline Mob – “The Black Sabbath Medley”.
O Black Sabbath exerceu influência sobre praticamente tudo o que veio depois dele e, mesmo em bandas repletas de músicos mais virtuosos, como é o caso do Adrenaline Mob, isso fica latente. O Adrenaline Mob gravou um medley muito bom do lendário grupo britânico e, em cerca de 8 minutos, visitou diferentes momentos da discografia do quarteto. Vejam só o que Mike Portnoy, Russel Allen e seus comparsas aprontaram:
10 – Ronnie Romero – “The Shining”
O vocalista chileno Ronnie Romero apareceu para o mundo com sua banda de Prog/Power, Lords Of Black, mas ficou realmente conhecido quando foi chamado pelo guitarrista Ritchie Blackmore para integrar o lendário Rainbow. Os dotes vocais do rapaz são realmente incríveis e, desde então, ele vem participando de muitos projetos. Em carreira solo, o cantor lançou em 2024 um álbum de covers onde toca a excelente “The Shining”, gravada originalmente no subestimado “The Eternal Idol” (1987).
9 – Iron Savior – “Neon Knights”
O grupo de Power Metal capitaneado por Piet Sielck e, na época desta gravação, Kai Hansen (Helloween), é conhecido por ótimas versões e participações notáveis em tributos. Nesta versão para “Neon Knights”, originalmente gravada no clássico “Heaven And Hell” (1980) e imortalizada na voz de Ronnie James Dio, o Iron Savior dá um show de energia e nos brinda com uma execução impecável.
8 – Megadeth – “Paranoid”
Uma banda de Thrash Metal tocando Black Sabbath? No decorrer desta lista o amigo leitor verá que isso é mais natural do que se pensa. O Megadeth tocou o hino “Paranoid” como se fosse uma canção composta pela banda. Com isso, a canção ganhou velocidade, agressividade e um solo de tirar o fôlego da dupla Dave Mustaine/Marty Friedman.
7 – Jorn – “Lonely Is The World/ Letters From Earth”
Jorn Lande é um dos melhores vocalistas da atualidade e cremos que esta afirmação seja uma unanimidade. O vocalista norueguês participou de muitas bandas e se destacou em algumas delas. Casos de Masterplan e, obviamente, suas passagens quase que rotineiras pelo Avantasia. O músico também possui uma carreira solo muito regular e adora gravar discos de covers. Em um deles, um tributo ao saudoso Ronnie James Dio, Jorn concebeu esta versão belíssima para “Lonely Is The World”, presente em “Heaven And Hell” (1980), e que culmina em outra grande composição da era Dio no Black Sabbath, trata-se de “Letters From Earth”, presente em “Dehumanizer” (1992).
6 – Pantera – “Electric Funeral”
O Pantera gravou alguns covers do Sabbath ao longo de sua trajetória. Talvez o mais conhecido deles seja o de “Planet Caravan”, presente no álbum “Far Beyond Driven” (1994), porém, a que consideramos a melhor dessas versões é, sem dúvida, “Electric Funeral”. Originalmente gravada em “Paranoid” (1970), a canção ganhou peso, agressividade e um toque de modernidade que caiu muito bem. Destaque para a performance de Phil Anselmo, que é um show à parte!
5 – Bruce Dickinson – “Sabbath Bloody Sabbath”
Gravada em 1994, época em que Bruce Dickinson havia deixado o Iron Maiden, nesta versão o músico está acompanhado da banda Godspeed. O cantor demonstra as suas habituais interpretações quase sempre impecáveis e a clássica “Sabbath Bloody Sabbath”, gravada pela primeira vez no registro homônimo de 1973, ganha uma roupagem única, com guitarras bem pesadas e vocalizações fantásticas.
4 – Iced Earth – “Black Sabbath”
Em 2001, o Iced Earth gravou um disco tributo aos seus maiores ídolos da música. O disco se chama “Tribute To The Gods” e, sem dúvidas, o Black Sabbath estaria incluído nesta seleção. O que não era tão óbvio é que a versão para a faixa “Black Sabbath” fosse executada de forma tão espetacular. O vocalista Mathew Barlow rouba a cena e é o responsável por uma performance simplesmente perfeita e acima de críticas.
3 – Faith No More – “War Pigs”
Apenas recapitulando, tivemos até aqui bandas dos mais variados estilos dentro do Metal e todas elas nutrindo uma característica em comum: a influência do Black Sabbath em sua música. Seja no Thrash, Heavy, Death, Doom, Hard ou qualquer outro subgênero, os quatro senhores de Birmingham se tornaram referência. E até mesmo em bandas impossíveis de se rotular como o Faith No More, eis que lá está a sonoridade única do Sabbath servindo de molde e inspiração. “War Pigs”, um dos maiores hinos do quarteto inglês e também de todo o Heavy Metal, ganhou esta belíssima versão que rendeu o bronze em nosso ranking.
2 – Sepultura – “Symptom Of The Universe”
Não é novidade alguma que o maior expoente do nosso Metal nacional em todos os tempos se inspirou e muito no que Iommi e seus comparsas fizeram ao longo dos anos. Na época de maior sucesso do Sepultura, isto é, em meados dos anos 90, quando a banda obteve seu maior pico de popularidade, o quarteto mineiro gravou esta versão pesadíssima de “Symptom Of The Universe”, originalmente gravada no álbum “Sabotage” (1975). O resultado foi tão excepcional que levou nossa medalha de prata com todos os méritos.
“And the Oscar goes to…”
1 – Enola Gay – “Heaven And Hell”
Acredito que a grande pergunta que todos devem estar se fazendo agora é: mas quem é esse tal Enola Gay? E é realmente justo este questionamento. Afinal, a banda realmente não é um medalhão e, além disso, é pouquíssimo conhecida pela grande maioria dos headbangers.
Vamos lá, o Enola Gay é uma banda de origem alemã, foi fundada em meados da década de 80, lançou apenas três discos, todos nos anos 90 e voltados ao Power Metal, porém, depois disso simplesmente sumiu.
Só que… antes de desaparecerem por completo participaram de um famoso tributo ao mestre Ronnie James Dio, aquele da capa vermelhinha, eu sei que você já viu este CD em algum lugar. Bem, o Enola Gay deixou essa belezura de cover do hino “Heaven And Hell” para a posteridade e isso rendeu para eles a nossa medalha de ouro e o lugar mais alto do pódio.
Espero que você tenha gostado da nossa lista. Se não gostou, que ao menos tenha se divertido ao escutar versões diferentes de canções há muito tempo conhecidas por todos nós. Se nós esquecemos de algum cover que você acha sensacional, escreva a sua opinião no espaço destinado aos comentários. Quem sabe rola uma segunda parte…
Lord of This World, do Corrosion of Conformity. Maravilhosa!!!
Valem a pena as versões de Sabbra Cadabra pelo Hed PE e de Lord of This World pelo Helmet
faltou os melhores
Paranoid – Type o negative
Black Sabbath – Type o negative
Solitude – Ulver
Acho que o melhor cover foi do Cathedral… com a musica Solitude!!
A versão do Type O Negative pra música “Black Sabbath” e do Biohazard pra “After Forever” acabam com qualquer uma dessas da lista