PUBLICIDADE

MUNDO METAL ENTREVISTA: GRIFFON

Griffon, banda francesa de Black Metal, cedeu entrevista ao redator do Mundo Metal, Cristiano Ruiz, falando sobre o lançamento de seu terceiro full lenght, “Da Repulica”. Além disso, respondeu questões sobre a história do quarteto, que nasceu em Paris, em 2012, lançando o EP “Wig Ah Wag” em 2014. A fim de saber mais, confira o nosso bate-papo abaixo.

   

Atualmente, o line-up conta com os seguintes membros: Sinaï (guitarra), Aharon (vocal), Kryos (bateria) e Antoine (guitarra).

Melissa-Beugnies-Photography

Questões:

Mundo Metal: desde que ouvimos “Da Republica” pela primeira vez, pudemos constatar que a sonoridade do Griffon é única dentro do Black Metal. Ou seja, as canções têm uma dinâmica diferenciada, com várias alternâncias rítmicas, unindo a brutalidade e a melodia na medida certa. A banda toca dessa forma desde sua fundação ou foi construindo esse estilo próprio no decorrer de sua história?

Griffon (Sinaï):

“O estilo básico do Griffon é um Black Metal melódico bastante padrão, ao qual se juntam outros estilos como Death, Metal moderno e música clássica.”

“O estilo evoluiu através da nossa experiência comos músicos, mas também como compositores.”

“Há também a evolução dos nossos interesses musicais, a vontade de não ficar enrolando e experimentar um novo jeito a cada álbum.”

Mundo Metal: o álbum “Da Republica” foi bem recebido pela critica especializada e pelos fãs? Está tudo correndo de acordo com as expectativas anteriores da banda?

   

Griffon (Aharon):

“A recepção crítica ao álbum ‘Da República’ tem sido muito positiva. Vendemos bastante cópias e recebemos um feedback positivo das avaliações. O álbum superou nossas expectativas em termos de recepção tanto da crítica especializada quanto de nossos antigos ouvintes. Estamos muito felizes e gratos.”

Mundo Metal: no atual lançamento, a temática lírica gira em torno de: política, guerras, revoluções, assim como religiões interferindo no Estado. Esses sempre foram os temas das letras da banda nos full lenghts anteriores?

Griffon (Aharon):

“De fato há continuidade entre todos os álbuns. No álbum anterior, “O theos o basileus”, exploramos temas semelhantes. Estávamos interessados em examinar as ferramentas legitimadoras do poder. No nosso segundo álbum, focamos na relação entre Deus e o poder, enquanto no terceiro álbum, exploramos a relação entre o poder e as pessoas. A ideia era que o povo substituísse a entidade espiritual como fonte legítima de poder. Vimos no passado que a relação entre religião e poder pode ser controversa, embora também possam coexistir. Neste álbum, o conflito é ainda mais pronunciado, e a ideia por trás de “La republique, l’état de droit” é encontrar um equilíbrio onde tanto o povo quanto o poder possam se beneficiar. No entanto, este equilíbrio não é facilmente alcançado e traz consigo os seus próprios desafios.”

Mundo Metal: em qual estúdio ocorreu a gravação de “Da Republica”? Quem foram os responsáveis pela produção, mixagem e masterização?

Griffon (Sinaï):

   

“Eu gravei as guitarras e o baixo em casa, exceto dois solos que foram gravados por Antoine em sua casa. As gravações foram ampliadas no estúdio Henosis. A bateria e os vocais foram gravados no Hybreed Studio. Mix e master foram produzidos no estúdio Henosis.”

Mundo Metal: no último dia 16/2/2024, saiu o terceiro full lenght da discografia do quarteto, portanto, quase quatro anos após seu antecessor, “Ὸ θεὀς ὸ βασιλεὐς”. Assim sendo, quais são os planos futuros? Turnê européia, americana, videoclipes ou o quê vocês pretendem fazer desde agora?

Griffon (Aharon):

“Fazer turnê pode ser complicado para nós no momento. Está se tornando cada vez mais difícil fazer viagens prolongadas devido à inflação e à nossa vida pessoal ocupada. Em vez disso, planejamos nos concentrar em fazer shows únicos em festivais. Quanto à América, ainda não temos certeza. Embora tenhamos um número crescente de ouvintes lá, ainda parece muito cedo para planejarmos uma turnê. Quanto aos videoclipes, não estamos muito inclinados a isso. Se tivermos algum investimento a fazer, temos prioridades mais urgentes para cuidar.”

Mundo Metal: a banda já se apresentou ao vivo, posteriormente ao lançamento de “Da Republica”?

Griffon (Aharon):

“Sim, fizemos um show ao vivo na festa de lançamento de “De Republica”. Conseguimos realizar esse show com nossa nova formação.”

Mundo Metal: o que significa a palavra “Griffon”, a qual dá nome a banda?

   

Griffon (Aharon):

“O Grifo é uma criatura lendária que tem presença constante em muitas civilizações ao longo da história, desde o Império Aquemênida na Pérsia até o antigo Egito e até mesmo na cultura ocidental medieval. Ainda hoje, o Griffon continua a ser um símbolo poderoso no imaginário de fantasia contemporâneo.”

“Ao escolhê-lo como símbolo da nossa música, pretendemos transcender fronteiras geográficas e históricas, atravessando ao seu lado diferentes épocas e culturas, acompanhando a humanidade.”

Mundo Metal (Aharon): esse espaço serve para que vocês avaliem a entrevista, assim como para que digam o que quiserem sobre a carreira da banda ou sobre a atual cena francesa de Black Metal. Ou seja, fiquem a vontade e digam o que sentirem que devem.

Griffon (Aharon):

“Acredito que em muito pouco tempo, a cena black metal francesa se tornou incrivelmente ativa e sem dúvida uma das cenas mais interessantes do mundo. Existem muitos projetos diversos e únicos emergentes. Embora nem tudo seja bom, longe disso, também existem algumas bandas realmente excelentes surgindo. No entanto, carecemos de infraestrutura e pode ser extremamente desafiador manter uma banda funcionando. Estamos envolvidos nisso há apenas 10 anos e já vemos muitas pessoas desistindo depois de um ou dois álbuns.”

“Obrigado pela entrevista e por dedicar seu tempo para fazer essas perguntas. Foi um prazer compartilhar nossos pensamentos e experiências com vocês.”

Mundo Metal:

Nós é que agradecemos por todas as suas respostas plenas de conteúdo, ao mesmo tempo que desejamos que o caminho da banda seja longo e recheado de muitos bons full lenghts no futuro.

   

Entrevistados: (Sinaï & Aharon)
Entrevistador: Cristiano “Big Head” Ruiz

   
PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -