Lars Ulrich e James Hetfield assumiram seus erros sobre a saída do baixista Jason Newsted.
O Metallica passou por muitas situações complicadas ao longo de sua carreira. Muitas delas foram bem documentadas pela mídia e, em alguns momentos, é notório que os integrantes da banda não conseguiram tomar as melhores decisões que poderiam.
Um desses equívocos foi a maneira que Lars Ulrich e James Hetfield trataram a saída do baixista Jason Newsted.
Felizmente, as pessoas evoluem, aprendem, amadurecem e podem se redimir, mesmo que anos depois.
O baterista Lars Ulrich e o vocalista/guitarrista James Hetfield, concederam uma entrevista emblemática em 2021, onde fazem um “mea culpa” sobre a saída de Jason Newsted da banda. Na época, Lars disse o seguinte:
“Se você pensar sobre isso, Jason é o único membro do Metallica que saiu voluntariamente da banda e isso em si é uma estatística. E o ressentimento de James e eu era tão bobo. Nós ficávamos apenas falando pra ele, ‘você pode apenas não fazer isso?’. Er acomo se ele só pudesse sair se quiséssemos que ele saísse. E então não estávamos preparados na época para mergulhar fundo no motivo de ele estar saindo. Então, é claro, agora você pode ver 20 anos depois que faz todo o sentido.
Nós (eu e James) escrevemos as músicas, tomamos as decisões, fazemos tudo isso. Se você estivesse conosco naquela época, você não teria saída criativa nesta banda, você não teria voz criativa. E então, quando você vai e faz algo que lhe dá satisfação e isso é uma maneira de se expressar para o resto do mundo, então nós simplesmente ficamos putos com você? Esse ressentimento com certeza vai chegar em você e vai te fazer deixar a banda. Quero dizer, isso é meio que Psiquiatria 101 aqui. Mas não estávamos preparados para ver esse lado do Jason naquela época. Vinte anos depois, agora, faz todo o sentido.
Jason deu 14 anos de sua vida para nós, todos os dias, em todas as apresentações, ele estava lá sempre… e nós sempre costumávamos brincar com isso. Era como, ‘Ele está tão animado. Vamos, cara. Vai Devagar’, Ele era o primeiro cara a chegar e o último a sair. Ele estava dando autógrafos quando estávamos dirigindo, acenando na saída dos prédios. Quer dizer, ele realmente estava ali. E agora [estou] finalmente preparado para apreciar cada momento que ele deu para esta banda. E nós temos, eu acho, tanto respeito um pelo outro agora, tanto apreço. Dez anos atrás, quando fizemos o 30º aniversário, quando ele apareceu e tocou quatro noites conosco nos quatro shows do Fillmore, fiquei vendo Rob e ele juntos lá em cima, parecia que era o começo do degelo.
E ele tem sido uma parte muito importante da reedição do Black Album, do relançamento do disco, ele deu entrevistas e foi muito, muito útil ainda. Ele fez o unboxing da caixa das câmeras e tudo mais. Quero dizer, ele tem sido muito, muito gentil.”
Sobre a saída de Newsted, James Hetfield ainda foi taxativo ao dizer o seguinte:
“Ele estava no ponto em que estava e nós estávamos no ponto em que estávamos. Aconteceu porque aconteceu. Se fosse hoje, digamos, se Robert Trujillo chegasse e falasse: ‘Ei, terminei por aqui, estou fora’, Nós lutaríamos. Sim, nós lutaríamos. Ou eu lutaria por ele. Eu não sabia nada sobre luta naquela época.”
Em uma nova entrevista concedida ao Sun Sentinel, Jason Newsted foi questionado sobre o comentário de Lars Ulrich de 2021, onde ele atribui a saída de Jason à vontade de se tornar um músico mais criativo e colaborativo. Jason respondeu o seguinte:
“Eu não mudei meus objetivos ou minha missão ou como você quiser chamar. Eu sempre continuei tocando com quem quer tocar comigo, sabe? O calibre aumentou com o tempo, certamente, mas essa era minha mentalidade antes de eu estar numa big band como o Metallica. Eu continuei tocando em muitos, muitos projetos enquanto ainda estava em turnê com o METALLICA e durante todos esses anos isso nunca parou.
A banda NEWSTED foi uma extensão disso e quando chegou o ano de 2012, nós a levamos para tocar ao redor do mundo, foram 22 ou 24 países. Essa mesma mentalidade e esse mesmo impulso sempre existiram. Então é mais ou menos isso que Lars está falando. Eu sempre quis manter o fogo aceso E então, quando eu voltasse para tocar com o METALLICA, talvez eu estivesse muito mais pronto e feliz em fazê-lo.
eu Estava me sentindo mais realizado por ser capaz de fazer minha própria música com meus amgos e depois voltar para tocar com os caras grandes e fazer aqueles shows super barulhentos. Isso foi legal para mim, mas houve uma hora em que eu não conseguia mais encontrar esse equilíbrio, talvez seja disso que ele esteja falando.”
Quem é Mundo Metal?
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal, com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.
Além disso, todos os dias, publicamos notícias, indicações, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock e de todos os subgêneros tradicionais do Heavy Metal.
Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.
Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.
Fico imaginando mesmo se as idéias, músicas e algo a mais que Jason poderia dar a banda…talvez teríamos algo energético ou alguma música clássica de Jason detonando no repertório atual da banda, não sei…fica tudo na imaginação!!!! Lembro que na época do Black album, Jason só faltava ficar sem cabeça…o cara literalmetne dava tudo de si e suava com gosto naquele disco e época!!!! O cara poderia ter sido um membro do Megadeth o até mesmo naquela época de sua saída rolou um boato de algum projeto com Andreas Kisser…já que eles eram muito amigos, depois de muito tempo Jason retorna querendo novamente se dedicar ao metal!!!! Valeu!!!!
Newsted é eterno no metal…
Meu ressentimento maior é o tratamento que recebeu da banda. Idas e vindas, entradas ou saídas são normais, agora o que o Newsted passou na mão deles foi mais que molecagem ou imaturidade.
Não ousarei nomear, mas a saudade de ver o mais energético de todos do Metallica será eterna, como JASON NEWSTED!!!
Jason dava a alma nos shows, se doava do inicio ao fim. Backing poderosos. Sabotado em uma das melhores obras da banda, o AJFA. Poderia ter contribuido muito mais, se não fosse a imaturidade, a sacanagem de Lars e James
Jason Newsted é gigante. Espero que ele produza bastante para continuarmos a ouvi-lo
Gosto muito do som do Metallica, mas como em muitas outras ocasiões, é necessário separar o artista da obra. Jason e Lars, dois c*sões!
Não seria James e Lars?