PUBLICIDADE

Metallica está na lista de melhores artistas em turnê no mundo, mas no geral o Metal vai muito mal

Que o Metallica seria a banda de Metal mais lucrativa do mundo em 2024, ninguém tinha dúvidas (aliás, eu espero que ninguém, né). O quarteto é, sem dúvida, o maior nome do gênero e os números comprovam isso de forma acachapante. Mas precisamos nos atentar a outros pontos relacionados a estas novas listas da Pollstar, elas nos convidam para reflexões muito mais complexas do que esta.

   

Para entendermos, o Metallica aparece na lista de melhores artistas em turnê no mundo todo. A banda ocupa a nona colocação, com 179,3 milhões de dólares arrecadados. O preço médio dos ingressos são de 119,64 dólares e foram cerca de 62.512 ingressos vendidos por show. Ao total, o Metallica fez 24 shows em 2024.

A primeira colocada da lista é a cantora pop Taylor Swift com uma arrecadação monstruosa que bateu mais de 1 bilhão de dólares. Só pra vocês terem ideia do que isso significa, o Coldplay, segundo da lista, não conseguiu arrecadar nem a metade do que Taylor Swift arrecadou. Os números do Coldplay chegam a 421,7 milhões. Veja a lista da Pollstar completa:

Já na lista que abrange apenas os Estados Unidos, nenhuma banda de Metal, nem o Metallica, aparece entre os dez mais bem colocados. A lista norte americana é composta pelos seguintes nomes:

Heavy Metal enfraquecido nos EUA

Estas listas mostram que nosso gênero favorito, apesar de ter conseguido manter uma base fiel de fãs ao longo dos anos, está muito distante dos números estratosféricos que artistas mainstream do pop alcançam.

   

O Metallica em termos de Metal é mais ou menos o que Taylor Swift significa para os outros artistas na lista mundial da Pollstar, onde o segundo colocado não passa nem perto. E mesmo assim, quando inserido no cenário geral, o Metallica é apenas o nono colocado entre os artistas mais lucrativos. Já o cenário norte americano é realmente desesperador.

Recentemente, Mark Tornillo (Accept) e David Ellefson (ex-Megadeth), resolveram abrir a boca e dizer o que muitos já vem afirmando há tempos, decerto, “a América não é mais território do Heavy Metal”.

Reprodução/X

Segundo Ellefson:

“O rock está morto na América, está mesmo. E eu sei que as pessoas vão me criticar por dizer isso, mas está. Quando Gene Simmons do Kiss disse isso todo mundo o odiou por isso, mas ele está certo. A menos que você seja uma banda estabelecida, a menos que você seja o Linkin Park, o Metallica, o Kiss ou o Slayer, tanto faz, mas para começar uma nova banda de Rock… as crianças não gostam dessa merda. Elas gostam do Facebook e da Tesla. Sim, suas vidas estão em seus telefones. Ser uma estrela do Rock não é mais legal como era para nós quando éramos crianças. Então, se você se estabeleceu, ok, pode manter as coisas funcionando…”

Reprodução/Divulgação

Já o vocalista Mark Tornillo disse o seguinte:

“Sempre foi difícil fazer turnê pela América do Norte. O problema é principalmente relacionado aos promotores e o fato de que precisamos tocar em pelo menos uma casa de shows grande o suficiente para poder ganhar algum dinheiro. Mas tem que ter público para fazer isso. Mas vamos fazer isso acontecer este ano, não importa o que aconteça. Eu sei disso. Todos nós decidimos que se tivermos que aceitar perder uma parte, aceitaremos perder essa parte. Mas temos que tocar, temos que tocar para os fãs.

Não temos problemas para vender ingressos na América do Sul. Não temos problemas para vender ingressos na Europa. Acho que é apenas a questão que os Estados Unidos não são mais um território do Metal. E eu não sei o por quê disso.”

Muitos artistas renomados e até mesmo bandas de grande porte em outras localidades do globo tem dificuldade em tocar nos Estados Unidos atualmente.

   

Confirmação do Google

Recentemente, o Google divulgou seu resumo do ano em 2024 que mostra as pesquisas mais populares de seus usuários no mundo todo. Dessa forma, a categoria músicos foi liderada por Diddy por conta de todos os escândalos ao qual o rapper se envolveu. Dois artistas de Rock e Metal aparecem nas pesquisas mundiais: Linkin Park (por conta de seu retorno) e Dave Grohl (por conta de um suposto filho secreto fora do casamento).

Se pegarmos esta mesma pesquisa mas focarmos apenas nos Estados Unidos, nada de Rock ou Metal fez parte das pesquisas das pessoas. Veja a lista dos nomes mais procurados pelos norte americanos:

  • Usher
  • Diddy
  • Kendrick Lamar
  •    
  • Drake
  • Justin Timberlake
  • Ingrid Andress
  • Sabrina Carpenter
  • Drake Bell
  •    
  • Chappell Roan
  • Tracy Chapman

E sabe por que esses dados são alarmantes? Bem, os Estados Unidos sempre foram o maior mercado consumidor de Rock e Heavy Metal do mundo. O foco das bandas sempre foi conseguir adentrar o mercado norte americano.

Reprodução

No decorrer da história, tivemos muitos grupos inclusive tentando mudar sua sonoridade para cair nas graças dos estadunidenses. Você deve se lembrar de algum nome facilmente.

   

Hoje em dia, mesmo as bandas norte americanas, estão construindo a maior parte de suas receitas fora das fronteiras de seu país natal. É claro que o Metallica e alguns poucos nomes ainda conseguem fazer shows em arenas lotadas, mas quantas bandas possuem esta capacidade?

E quando estes dados irão passar a impactar toda a cena do Metal? Suspeito que quando o Metallica e outros gigantes do primeiro escalão começarem a se aposentar, teremos esta resposta. E provavelmente não é uma resposta muito animadora.

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -