Ainda existe competição entre Metallica e Megadeth ou isso já foi superado?
Segundo Dave Mustaine, essa “competição” não existe, embora ele sempre tenha manifestado seu descontentamento com o suposto desdém dos seus ex-colegas de banda com relação a sua contribuição para a música do Metallica após sua demissão. E ele deixou bem claro o tamanho da sua influência no Metallica durante uma entrevista a Guitar World em 2023:
“Lembre-se, o Metallica teve uma grande vantagem, e eles fizeram isso com base no que eu ajudei a criar. Eles se tornaram uma das maiores bandas do mundo, e aqui está uma das maiores bandas desperdiçando seu fôlego tentando me desacreditar dizendo, ‘Dave não é um bom guitarrista.’
Com licença, que porra você disse? Acho que escrevi muitas das músicas que te fizeram famoso, então você provavelmente deveria checar essa declaração idiota. Mas essa é a merda que esses caras dizem, e você tem as ovelhas que os seguem por aí acreditando nisso.
No começo, eu era o único guitarrista da banda e escrevi algumas das músicas que acabaram nos primeiros discos deles. Então, para um cara que ‘não sabia tocar guitarra’, eu com certeza influenciei as coisas. A única razão pela qual James tocou guitarra no começo foi que não conseguimos encontrar mais ninguém.
Além disso, no começo, James tinha medo de falar com a multidão, e eu olhava para ele e dizia: ‘Fale, cara. Suba lá e fale, porra’, mas James não fez isso. Ele ficou no fundo, e ele é o cantor, porra… Foi assim até eu ir embora, James só começou a falar com a plateia depois que eu fui embora; ele não teve escolha.
E a maioria do que eu disse no palco eram coisas que James copiaria depois que eu saísse. Então, como vejo minha influência no Metallica? É muito profunda.
Eu queria que as coisas se reconciliassem e que fôssemos amigos. Mas por alguma razão, eles não fizeram isso. E o Metallica é representado pelo mesmo agente do Megadeth, e eu perguntei ao nosso agente: ‘Você também é agente do Metallica; por que esses caras não tocam conosco? Do que eles têm medo?
O fato é simples: O mundo quer ver o Megadeth e o Metallica tocando juntos… O Megadeth precisa do Metallica? Não. Mas o Metallica fala sobre seus fãs, mas eles não dão a eles o que eles têm pedido. Do que eles têm medo? Eu não sei. Não sou eu; são eles.”