O universo da música é algo fascinante e de fato um labirinto infinito de informações. Com o advento da internet, ficou muito mais fácil explorar, conhecer um pouco da música regional de um país ou continente e isso acontece em poucos minutos de pesquisas.
Se no passado lidamos com a ausência dessas informações rápidas, hoje, em um piscar de olhos é possível saber se em Marte, Netuno ou Saturno, existe bandas de Heavy Metal, que tipo de músicas fazem, em qual idioma cantam e numa pesquisa mais detalhada, somos capazes de saber “O Que Elas Fizeram No Verão Passado”.
Senhoras e senhores, sejam muito bem vindos ao….Metal Sem Fronteiras.
Nossa viagem prossegue e chega até Israel. Mais precisamente em Tel-Aviv, cidade situada nos arredores da antiga cidade de Jaffa, banhada pelo Mar Mediettâneo e conhecida mundialmente como “A Metrópole do Mediterrâneo Que Nunca Dorme”. Aqui, nasceu em 2012 o Obsidian Tide. banda de Progressive Metal que lançou em 2019 seu álbum oficial de estréia.
Trazendo em sua formação Oz Avneya (guitarras, vocais “limpos”), Shachar Bieber (baixo, vocais “guturais”) e Erez Nadler (bateria), o grupo deu os primeiros passos em 2015 quando lançaram de forma independente “Debri”, EP de estréia contendo 05 faixas de um Progressive Metal muito bem executado.
Após a boa aceitação e repercussão positiva do EP, principalmente fora de Israel, a banda lançou em 2019 o ótimo “Pilars Of Creation”, álbum conceitual trazendo 07 faixas inéditas, divididas em 55 minutos de duração.
Aclamado pela crítica mundial, o disco atingiu um número expressivos de vendas dentro e fora de seu país, traçando um novo patamar na carreira do trio, dando-lhes a oportunidade de se apresentarem por toda a Israel, conseguindo assim uma legião de fãs aficionados e apaixonados por sua música.
Por ter sido gravado em vários locais diferentes, o disco conta com algumas participações especiais, dentre elas o baixista Mike LePond (Symphony X, Mike LePond’s Silent Assassins). Em suas apresentações ao vivo, a banda inclui backtracks de instrumentos adicionais usados nas gravações de “Pilars Of Creation” e segundo os músicos: “Isso garante que o som único do Obsidian Tide seja preservado onde quer que toque e atenda aos altos padrões da banda em seus shows”.
Em sua musicalidade o trio transita entre o Prog Metal Tradicional com suas variações e virtuoses, flertando com a agressividade do Death e Doom Metal, através dos vocais guturais do baixista Shachar Bieber.
Vale à pena conhecer o trabalho desses israelenses, cuja música atravessou o mediterrâneo, quebrou barreiras e chamou a atenção de “novos” súditos. Se continuarem com a mesma qualidade musical apresentada em seu álbum de estreia, é fato que trilharão a estrada do sucesso tal qual fizeram seus compatriotas do Desert, Melechesh e Orphaned Land.
Redigido por Geovani Vieira