PUBLICIDADE

Melhores de 2023 – Categoria: Doom Metal

Antes de apresentar o ranking com os melhores discos de Doom Metal, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nosso portal.

   

Todos os dias ele é alimentado com notícias, matérias especiais, resenhas, quadros e demais conteúdos relacionados ao Metal e suas vertentes. Aqui, você não vai ver artigos inúteis à respeito do “novo corte de cabelo de Max Cavalera”, “o próximo álbum de covers da cantora Miley Cirus”, assim como declarações aleatórias de músicos sobre alguma politicagem do momento. Aqui você não vai ver fofocas sobre Anitta ou Pablo Vittar aparecendo em algum evento mainstream irrelevante usando alguma camiseta de banda de Rock ou Metal. Neste site, prezamos por matérias que respeitam o leitor e não tentam ganhar visualizações a todo custo com títulos repletos de clickbaits fajutos.

O Mundo Metal nasceu em 2013 como uma comunidade do Facebook e, durante seus mais de 10 anos de existência, procura fugir do estereótipo de mídias convencionais lacradoras, tendenciosas, militantes e, consequentemente, desinteressantes. Aqui o papo é e sempre foi sobre Rock and Roll e Heavy Metal. Se você ama estes gêneros em todas as suas vertentes e quer conhecer novas bandas, novos álbuns e ficar por dentro de tudo o que acontece neste fabuloso universo, este é seu espaço. Depois de conferir a lista, navegue por nosso site e conheça o conteúdo, ele é 100% independente e feito com muita paixão, de fã para fã.

Doom Metal em 2023

Há um consenso entre grande parte dos fãs de Heavy Metal de que o Black Sabbath é o pai do gênero como um todo. As demais nomenclaturas que apareceram posteriormente tiveram suas principais raízes fincadas nas origens do lendário quarteto britânico formado por Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward.

É correto dizer que alguns estilos não vieram da influência direta dos ingleses de Birmingham. Sendo assim, passaram por algumas transmutações até se desenvolver por completo. O Thrash Metal é o maior exemplo disso e facilmente concordamos que a maior influência de bandas como Metallica e Exodus, não foi o Black Sabbath, mas uma outra banda britânica: o Motorhead.

Em se tratando do Doom Metal, aí sim não há qualquer tipo de dúvida e podemos cravar que o estilo foi completamente formado pelo Black Sabbath, mesmo que a banda não tivesse a mínima ideia do que aquilo se tornaria futuramente. Faixas como “Black Sabbath”, “Eletric Funeral”, “Lord Of This World”, “Into The Void” e “Under The Sun” são algumas das canções que provam que o Doom já existia da forma que ele reapareceu nos anos 80.

De lá para cá, o gênero ganhou camadas, adquiriu uma vasta gama de elementos novos e passou a ser fundido com outros subgêneros. O Doom Metal de hoje é uma espécie de criatura em processo de transmutação. As bandas tem surgido aos montes e, o mais legal, é que muitas delas aparecem nos apresentando horizontes musicais ainda não explorados. Aonde será que este estilo vai parar? A resposta ainda é uma incógnita, mas seguiremos firmes e fortes acompanhando este desenvolvimento mais do que bem vindo.

Vamos para os nossos escolhidos de Doom Metal em 2023!

10º: Green Lung – “This Heathen Land”

A banda britânica de Londres, Green Lung, lançou, em 3/11/2023, This Heathen Land, seu terceiro full lenght, sucessor de Black Harvest, que saiu em 2021. No entanto, antes do lançamento do disco atual, o disco mais bem avaliado aqui no Mundo Metal havia sido o debut “Woodland Rites. O primeiro full lenght foi lançado em 2019, dois anos após a fundação da banda, no ano de 2017. Nesse hiato, ainda saiu o EP Free the Witch, primeiro registro oficial do Green Lung.

9º: Cirith Ungol – “Dark Parade”

Três anos após seu renascimento com “Forever Black”, Cirith Ungol lançou”Dark Parade”, que soou mais convicente que o antecessor, que apesar de ser um bom disco, estava aquém do que o quinteto de Ventura poderia entregar.

8º: Ahab – “The Coral Tombs”

Ainda que Ahab já esteja há vinte anos em atividade, “The Coral Tombs” é somente o seu quinto álbum completo. O atual registro chegou após um hiato de oito anos, desde que foi lançado The Boats of the Glen Carrig (2015). Embora muitos considerem o Funeral Doom Metal como uma sonoridade enfadonha, esse não é o caso do alemães da cidade de Heidelberg.

   

7º: Imparity – “Tales Of Rust And Bones”

Tales of Rust and Bones é o full lenght número um da carreira da banda alemã da cidade de Bochum. Anteriormente, Imparity lançara o EPWatch the World Go By (2019), três anos depois do início de suas atividades. Destaque para a frontwoman Eva Christina Paschen.

6º: Soulmass – “Let Us Pray”

Let Us Pray, que chegou em fevereiro de 2023, é só o terceiro full lenght da banda de Death/Doom da Florida, que nasceu em 2013, a princípio como Kingdoms of Flesh. Fato curioso sobre o anos de 2023 do Soulmass é que, logo após lançarem o disco, lançaram mais dois EPs. Ou seja, o quarteto americano teve um ano bem intenso e produtivo. Quanto a qualidade do disco, escute através do link abaixo, a fim de comprovar.

5º: Iron Void – “IV”

No princípio de 2023, a banda britânica de Doom Metal lançou “V”, que como o título sugere, é seu quarto full lenght. Iron Void nasceu em 1998 na cidade de Wakefield, Inglaterra, mas seu primeiro registro, o EP “Spell Of Ruin”, só chegou em 2010. É verdade que nesse meio tempo, a banda esteve inativa de 2000 a 2008. Dessa forma, o início da discografia atrasou. Ainda assim, “V” apresenta um Doom Metal, a la old school. bem tocado e, por isso, merece estar aqui.

4º: Crimson Dawn – “It Came From The Stars”

Nascida em Milão, na Itália, a banda de Heavy/Doom Metal, Crimson Dawn, lançou em 2023, seu quarto álbum completo,It Came from the Stars. Inegavelmente, temos aqui qualidade musical de sobra, principalmente, em relação ao vocalista Claudio Cesari. As faixas são em ingles, salvo “Nera Sinfonia” que é cantada em italiano, sendo ela a cereja desse bolo delicioso.

Bronze: Godthrymm – “Distortions”

A nossa medalha de bronze vai para a banda inglesa da cidade de Halifax, que apesar de ter sua data de fundação em 2017, tem 5 registros oficiais, 3 EPs e dois full lenghts. Pois um desses full lenghts, “Distortions”, saiu em agosto de 2023 e caiu em nossas graças. Assim como no caso do Impurity, o destaque deve ser de um frontwoman, Catherine Glencross.

Prata: Blackflow – “Seeds Of Downfall”

Surpreendentemente, um debut levou a nossa medalha de prata. Já que Seeds of Downfall é somente o primeiro full lenghr da banda chilena de Epic Doom, Blackflow, e pela qualidade desse álbum, podemos esperar muito mais dos lançamentos posteriores. Fundada em 2014, na capital Santiago, seu primeiro registro foi o EP Confusion & Time e quase em seguida, em 2020, outro EP,Live… into Confusion.

Ouro: Sorcerer – “Reign Of The Reaper”

A banda sueca de Epic Doom Metal, Sorcerer, lançou o quarto full lenght, “Reign of the Reaper”, no dia 27/10/23. Assim como fizera em 2020 com “Lamenting of the Innocent”, o quinteto sueco ocupa o lugar mais alto do ranking. Não há surpresa alguma nesse resultado, já que Sorcerer, definitivamente, escreveu seu nome na história desse subgênero.

Audição obrigatória.

Playlist Mundo Metal

Não conseguiu acompanhar todos os principais lançamentos do gênero? Tudo bem, afinal, nós preparamos uma playlist para você ficar atualizado com o que de melhor rolou no Doom Metal durante todo o ano de 2023. Não se esqueça de seguir o perfil do Mundo Metal no Spotify.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -