Ícone do site Mundo Metal

Madrugada Metal Especial: Andre Matos – Homenagem Póstuma

André Matos / Reprodução / Acervo

Tema do Madrugada Metal de hoje: Andre Matos, 53 anos, homenagem póstuma especial

Criamos o quadro “Madrugada Metal” para aquelas noites de insônia, para ouvirmos e batermos as cabeças até que o sono venha, porém, isso vocês já estão carecas de saber.

Se o vocalista Andre Matos estivesse vivo, na data de 14/9/2024, ele completaria 53 anos, no entanto, em 8 de julho de 2019, um ataque cardíaco calou para sempre uma das vozes mais importantes do Heavy Power nacional e mundial. Assim sendo, em homenagem póstuma a seu aniversário, o quadro Madrugada Metal de hoje escolherá quatro importantes clássicos de sua carreira.

Viper – “Soldiers of Sunrise” (1987):

Madrugada Metal Especial: Andre Matos – Homenagem Póstuma

Em primeiro lugar, vamos falar do debut do Viper, “Soldiers of Sunrise”, que saiu em 27/5/1987, pelo selo Rock Brigade Records.

Dona de uma sonoridade Heavy/Power, Viper foi a banda que primeiramente revelou o indiscutível talento de Andre Matos como vocalista. Ainda com a voz de Andre, eles lançaram “Theatre of Fate” em 1989.

Andre deixou a banda em 1990, voltando posteriormente entre 2012 e 2016. Contudo, não houve nenhum lançamento marcando a sua segunda passagem.

Angra – “Angels Cry” (1993)

Como já mencionamos, Andre Matos deixou o Viper em 1990 e, em seguida, no ano de 1991, ele passou a integrar o Angra.

Em 3 de novembro de 1993, Angra trouxe ao mundo o full lenght “Angels Cry”, seu primeiro registro e, da mesma forma, o álbum mais importante da história do Power Metal brasileiro.

A fama do talentoso Andre Matos atingiu a escala mundial e, ao mesmo tempo, Angra se tornou um dos nomes mais importantes do Metal nacional.

Shaman – “Ritual” (2002)

Em 2000, Andre Matos deixou o Angra, assim como Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Eles adicionaram, como guitarrista, o irmão de Luis Mariutti, Hugo Mariutti e, com esse time, lançaram o álbum “Ritual” em 2/8/2002, pelo selo Universal Music Group.

Como resultado, o mundo conheceu um dos discos mais importantes da carreira musical de Matos e, do mesmo modo, talvez o seu maior hit, “Fairy Tale”.

Andre Matos – “Time To Be Free” (2007)

Assim que deixou o Shaman, no ano de 2006, Andre Matos, juntamente com os irmãos Mariutti, fundou o projeto que levava o seu próprio nome.

Em 2007, pelo selo Avalon, saiu o primeiro registro dessa nova banda, “Time To Be Free”, álbum completo, o qual, inegavelmente, merece estar em nossa seleção da madrugada de hoje.

Embora não tenha conquistado a mesma relevância das bandas anteriores as quais Andre Matos esteve, o seu projeto solo demonstra todo o seu talento como vocalista, instrumentista e compositor.

Heaven Birthday, Andre Matos!

Seleção e redação:

Sair da versão mobile