PUBLICIDADE

Lançamento: Cirith Ungol – “Forever Black” (2020)

“Forever Black” é o quinto disco do Cirith Ungol.

   

Posteriormente a um hiato de 29 anos, a banda de Heavy/Doom Metal norte americana, Cirith Ungol, lançou o seu quinto álbum, “Forever Black”, que sucedeu o full-lenght, “Paradise Lost”, de 1991.

O atual line-up conta com três remanescentes da formação original, o vocalista Tim Baker, o baterista Robert Garven e o tecladista/guitarrista/baixista Greg Lindstrom. Além disso, Jim Barraza, que já havia tocado no álbum anterior, é o guitarrista e Jarvis Leatherby (Night Demon) é o baixista.

Cirith Ungol vive

Quem acreditou que Cirith Ungol modernizaria sua sonoridade nesse novo disco, após tanto anos, se equivocou completamente.

Pois, a banda continua a seguir a linha sonora que é sua marca registrada desde os anos oitenta. Se você aprecia os álbuns “Frost And Fire” e “King Of The Dead”, certamente deve conhecer “Forever Black”.

CIRITH UNGOL / Reprodução / Facebook

“Legions Arise”

Logo após a pequena introdução “The Call”, a canção “Legions Arise”, um legítimo Heavy Metal 80’s made in USA, já me aprisiona na audição. Uma canção acelerada, com um riff poderoso e a voz de Tim Baker sendo a mesma que sempre foi.

Só por essa faixa, o álbum já não teria sido um total desperdício. Na sequência, “The Frost Monstreme” dá continuidade ao trabalho em altíssima vibração, mesmo sendo mais cadenciada que a sua antecessora. Os riffs misturam tendências sonoras 70’s e 80’s. O guitarrista Jim Barraza esbanja feeling e pegada em seus solos.

“The Fire Divine”

“The Fire Divine”, inegavalmente, prova que o atual álbum do Cirith Ungol teria a mesma relevância de seus clássicos dos anos 80, caso tivesse sido lançado na mesma época.

A saber, a banda não fugiu durante um único segundo de sua já conhecida personalidade sonora, sem soar como cover de si mesma.

Assim que, “Stormbringer” se distingue das demais faixas do disco. Ela não introduz com um riff, mas sim com dedilhado de guitarra, sendo bem mais lenta e direcionada ao Doom Metal.

Essa canção tem os solos mais bonitos do disco, além disso, tem uma épica interpretação vocal de Baker. O Heavy/Doom marca a presença na música “Fractus Promissum”. Os solos com efeito de pedal wah wah são os pontos fortes dessa bela faixa.

CIRITH UNGOL / Reprodução / Facebook

Doom Metal

   

Decerto, “Nightmare” dá inicio a derradeira trinca do full-lenght. Doom Metal que exala peso, deixando a atmosfera sombria. O modo que Cirith Ungol faz Doom é completamente singular, não possuindo semelhanças nítidas com outras bandas. Quase com ares de despedida, “Before Tomorrow” persiste com a pegada das três faixas anteriores, mantendo o ambiente macabro e a audição deleitosa. O álbum encerra com a faixa título, “Forever Black”, brindando a espera daqueles que por quase 30 anos ansiaram por uma nova bolacha da banda, pois ela saiu e não decepcionou.

Se você é a apreciador de Heavy/Doom Metal, o álbum “Forever Black” do Cirith Ungol é uma audição obrigatória. Tenho absoluta certeza que ele permanecerá em sua play list por um bom período.

Nota: 8,7

Integrantes:

  • Tim Baker (vocal)
  • Jim Barraza (guitarra)
  • Robert Garven (bateria)
  • Jarvis Leatherby (baixo)
  • Greg Lindstrom (teclado, guitarra, baixo)

Faixas

  • 1. The Call
  • 2. Legions Arise
  • 3. The Frost Monstreme
  • 4. The Fire Divine
  • 5. Sotrmbringer
  • 6. Fractus Promissum
  • 7. Nightmare
  • 8. Before Tomorrow
  • 9. Forever Black

Redigido por Cristiano“Big Head” Ruiz

Quem é Mundo Metal?

Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -