O vocalista Rob Halford, frontman do lendário grupo britânico Judas Priest, revelou que ficou chateado quando descobriu que receberia o prêmio de “Excelência Musical” no Rock And Roll Hall Of Fame deste ano. A banda receberá o prêmio no outono em uma mega cerimônia onde outros artistas, alguns relevantes e outros nem tanto, receberão outras premiações pelo conjunto de suas obras.
O prêmio de excelência musical foi originalmente intitulado de categoria “sidemen” quando estreou e é concedido a artistas, músicos, compositores e produtores, cuja originalidade e influência, tiveram um impacto dramático na música mundial.
Questionado sobre o prêmio, Halford não escondeu o seu desapontamento e disse o seguinte:
“Por que eles não nos deram o mesmo título que todos os nossos amigos do BLACK SABBATH, por exemplo? Há uma “etiqueta” diferente, não é? Eu estava chateado. Fiquei um pouco chateado, sabe. No final do dia, isso importa? Alguns dias eu digo, ‘Não, não importa. Estamos no Rock And Roll Hall Of Fame. Seja grato. Cale a boca.’ E então há outros dias em que eu fico pensando coisas como, ‘Caramba, por que eles nos deram o Prêmio de Excelência Musical?’ isso soa muito, sabe, grandioso. ‘O Prêmio de Excelência Musical, reservado para blá, blá, blá.’ E eu fiquei tipo, ‘Sim, mas eu quero estar com aquele bando de músicos ali que tem a performance ou o que quer que eles tenham’.
Eu não sei por que eles nos deram o Prêmio de Excelência Musical. Eu não tenho idéia. Eu apenas senti um pouco como, ‘Bem, o SABBATH conseguiu o outro prêmio. Então, por que não podemos ter isso?’ Não que eu tenha inveja do SABBATH. Estou apenas falando sobre esse rótulo que eles nos deram. Por que eles colocam essas etiquetas na maldita coisa? Por que eles não dizem: ‘Bem-vindo. Você está no Rock and Roll Hall Of Fame’ e tudo fica por isso mesmo.
Muitos de nossos fãs pensaram, ‘Que diabos?’, ou ‘Ah, vocês sabem, eles são uma ótima banda. Eles são uma excelente banda’. Mas por que colocar esse rótulo de Excelência Musical? Por que você não dá o prêmio igual ao que todo mundo tem? Eu sei que é bobo, mas é apenas frustrante. E por outro lado, é como, ‘Ótimo. Todo mundo entendeu e nós fomos enganados com isso.’ O JUDAS PRIEST ainda é o Rodney Dangerfield do heavy metal. Eles não podem ser respeitados.”
Sinceramente, nós do Mundo Metal achamos muito difícil respeitar uma instituição que leva o Rock and Roll no nome e somente em 2022 resolve introduzir uma banda tão seminal quanto o Judas Priest. Entendemos o lado do músico que deseja receber a honraria e entendemos o desapontamento de Rob Halford, mas venhamos e convenhamos, o Priest tem muito mais crédito dentro do meio Rock/Metal do que qualquer Hall da Fama que premia artistas como Eminem.