Alguns discos são tão icônicos e diferenciados dos demais que nos perguntamos, “o que será que eles pensaram quando estavam compondo isso?”.
O Judas Priest, em especial, é uma banda que possui alguns destes tais álbuns inquestionáveis. E o vocalista Sammy Hagar (ex-Van Halen), no seu programa da AXS TV, teve a chance de nos saciar. Ele confrontou o Metal God, Rob Halford, em pessoa sobre este tema e a resposta foi muito boa.
Na entrevista, Sammy Hagar menciona que “British Steel” é um dos melhores discos de Heavy Metal de todos os tempos. E o questionamento foi sobre se ao compor aquele disco, Halford sentiu que realmente o Priest tinha chegado lá ou se parecia apenas como um outro disco qualquer.

Halford disse o seguinte:
“Eu não acho que você esteja totalmente ciente do que você está fazendo. Você está se sentindo bem com aquelas músicas, não é? E você pensa coisas como, ‘oh, nós temos uma ótima música’, e você a coloca de lado e então trabalha em outra, em outra e em outra”
Sammy insiste dizendo que este disco é tão icônico que talvez em algum momento eles tenham pensado algo como, “sabe pessoal, eu acho que nós conseguimos desta vez”. O Metal God então respondeu:
“Eu te digo o que foi especial sobre isso, Sammy. Sacudindo minha velha caixa de memórias do Metal, esta foi a primeira vez que como compositores – na época era eu, Glenn e Ken – e nós nunca tínhamos escrito como um trio, nós sempre escrevemos com dois caras aqui, ou um cara ali e nos trazendo coisas. Mas essa foi a primeira vez que nós realmente estávamos na sala do estúdio juntos, (neste momento Halford cantarola o riff de ‘Breaking The Law’), você sabe, britânicos ‘quebrando as leis’ e ‘vivendo depois da meia noite’, foi muito imediato, apenas nos olhávamos e pensávamos, ‘oh, isso soa ótimo’, e todos nós concordávamos. Então seguíamos em frente. Não tínhamos aquele momento de parar e pensar, ‘bem, eu não tenho certeza sobre aquele terceiro estrofe’. Foi tão puro e instantâneo que todas aquelas músicas, parecia que a coisa toda se escreveu sozinha. Nós tínhamos mais algumas ideias, mas o resto foi só um pano de fundo de ter que levantar de manhã, tomar café indo para o estúdio escrevendo alguma música e então, você sabe, 30 dias depois a coisa já estava pronta.”