PUBLICIDADE

Indicação: Allegaeon – “Proponent For Sentience” (2016)

Quando falamos em Progressive Death Metal, falamos de um estilo abundante em bandas boas. Podemos citar nomes como Obscura, Necrophagist, Ouroboros, Beyond Creation, entre tantos outros, e uma das bandas que vem mostrando seu potêncial através de ótimos lançamentos é, sem dúvida, o Allegaeon.

Desde sua origem, a banda conta com um EP homônimo e 3 álbuns de estúdio, cada um apresentando evolução significativa se comparado ao anterior. Em 2016, o grupo nos brindou com um disco fantástico, com uma pegada progressiva, porém, mais direto que o de costume, com músicos mais maduros e instrumental mais elaborado.

   

No início do álbum nos deparamos com “Proponet For Sentience I – The Conception”, uma música rápida, com coros e uma base abrasiva que nos prepara pra música real. Rápida, técnica, pesada, e com vocais bem feitos alternando rasgados e limpos, uma música onde todos os elementos se tornam perceptíveis de forma fácil. “All Hail Science” se inicia com um coro medonho e meio alienígena, seguido de guturais, essa é uma música mais característica de Death, com uma bateria mais pesada, carregada de caixas e pratos, uma base mais densa, e vocais envoltos em uma atmosfera obscura.

Crédito: site oficial da banda

“Para nada” é a próxima (“From Nothing”), e é a que mais se aproxima dos discos anteriores, uma faixa mas rápida, com vocais insanos e bases rifadas. “Grey Matter Mechanics – Apassionata Ex Machinea” provavelmente seja a música onde a veia progressiva se sobressae, com um início que mistura um toque suave de violão para depois despejar sobre nossos ouvidos toda a brutalidade da banda. “Of Mind And Matrix” é a que mais me agrada do álbum, simples, direta, e que muda de síntese de uma forma majestosa, os amantes de Prog/Death com certeza irão concordar. “Proponent For Sentience II – The Algorithm” é a mais pesada e atmosférica, apenas ouvindo para entender do que se trata. “Demonds Of An Intricate Design” e “Terrathaw And The Quake” seguem uma linha parecida com a terceira faixa do track, “From Nothing”. Já em “Cognative Computations”, voltamos a brutalidade habitual com um som mais trabalhado e fincado no Death raiz, e uma coisa que me chamou atenção nesta música são as linhas de guitarra na hora do refrão, um toque penetrante que entra na mente e gruda no subconsciente.

“The Arbiters” é a clássica fórmula do estilo e aqui ecoa brutal, com passagens leves e calmas, vocais que variam entre rasgados e guturais, dando a sensação de que estamos diante de um verdadeiro clássico. Para fechar a trilogia, “Proponet For Sentience III – The Extermination” conta nada menos que a presença de Björn Strid, do Soilwork, ou seja, podemos já imaginar a dosagem perfeita do brutal com o melódico. A música é simplesmente única e muito bem feita.

No final ainda rola uma surpresa bem vinda, já que não é todos os dias que vemos uma banda de Death regravar Rush. Bem, eu me assustei quando vi que eles fariam isso, mas me surpreendi positivamente. Em “Subdvisions” nada de guturais e nada de exageros. Fizeram o som, claro ao seu estilo, porém de uma forma polida, simples e com muita qualidade.

“Proponent For Sentience” é um disco inesquecível e marca a trajetória até o momento sem deslizes de uma das melhores bandas extremas da atualidade.

Nota: 9,0

Integrantes:

  • Corey Archuleta (baixo e backing vocal)
  • Greg Burgess (guitarras e orquestrações)
  • Brandon Park (bateria)
  • Michael Stancel (guitarra)
  • Riley McShane (vocal)

Faixas:

  1. Proponent for Sentience I – The Conception
  2. All Hail Science
  3. From Nothing
  4. Gray Matter Mechanics – Apassionata ex Machinea
  5. Of Mind and Matrix
  6. Proponent for Sentience II – The Algorithm
  7. Demons of an Intricate Design
  8. Terrathaw and the Quake
  9. Cognitive Computations
  10. The Arbiters
  11. Proponent for Sentience III – The Extermination
  12. Subdivisions (Rush cover)

Redigido por Yurian ‘Dollynho’ Paiva

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
222SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações