O ex-baterista do Morbid Angel, Pete Sandoval (atual I Am Morbid), declarou que “o metal é muito maior na Europa do que na América”, durante uma entrevista recente com Francisco Zamudio do KNAC.COM. Ao discutir sobre a evolução do Death Metal da Flórida, ele explicou:
“Vimos em nossos olhos como a cena aumentou, se expandiu. Algumas das primeiras bandas na Flórida — havia Death, havia Morbid Angel, Deicide, Amon, seja lá o que for, Obituary, Cannibal Corpse… Fomos algumas das primeiras bandas que estavam fazendo isso, junto com essas outras bandas europeias como Kreator, Destruction, Sodom, você escolhe, Bathory. Então todas essas ajudaram a trazer essas toneladas e toneladas de bandas que temos hoje em dia. E muitas bandas conseguiram. O Black Metal surgiu depois do Death Metal. Primeiro foi o Death Metal, é claro, no [final] dos anos 80, 90. Depois disso, veio o despertar do Black Metal. O Black Metal ficou grande de alguma forma, e ainda é grande em algumas áreas. Na verdade, o metal é muito maior na Europa. É por isso que tocamos mais vezes na Europa porque lá é esse tipo de música é muito mais apreciado. Mas agora estamos provando que somos uma boa banda aqui nos Estados Unidos também. Então, ei, tudo está indo muito bem.”
Sobre o legado do Morbid Angel, que ele tem a responsabilidade manter vivo através do IAM, Pete disse:
“Fomos uma das primeiras bandas, junto com as outras bandas, a começar tudo, e já faz tantos anos. E agora estamos aqui, e todas essas bandas que fizeram isso depois de nós, elas estão aqui. Então eu estou aqui, bum… E demorou um pouco, pessoal, mas vocês sabem de uma coisa? Eu me sinto mais forte do que nunca. E então ainda vamos entregar mais para novas bandas que virão.”
Além de Pete, o I Am Morbid é formado pelo também ex-Morbid Angel, o baixista/vocalista David Vincent, além dos guitarristas Richie Brown (Exmortus, The Absence, Trivium) e Bill Hudson (DORO, Northtale).