PUBLICIDADE

Free: os cinco maiores hits explicados

A banda de Rock britânica Free nasceu na cidade de Londres no ano de 1968, permanecendo ativa até 1973. A princípio, Paul Rodgers (vocalista), Paul Kossoff (guitarra), Andy Fraser (baixo, teclado e guitarra rítmica) e Simon Kirke (bateria) contituiam sua formação clássica. Esse line-up gravou, inclusive, quase todos os discos da banda, salvo “Heartbreaker” (1973).

   
Free: os cinco maiores hits explicados / Acervo / WEB

Que tal conhecermos os cinco maiores hits do Free explicados?

“All Right Now”:

O terceiro full lenght da carreira do Free, “Fire And Water”, saiu em 26 de junho de 1970. Dentre suas 7 faixas, encontramos “All Right Now”, que fecha o LADO B do vinil, sendo a canção que mais se destaca nesse trabalho e, da mesma forma, o maior hit da carreira do quarteto londrino.

Essa composição, que tem uma atmosfera festeira, possui, ao mesmo tempo, elementos de Blues, Hard Rock e Folk. Destacamos, em primeira lugar, a voz sedutora e fantástica de Paul Rodgers (Bad Company, ex-Queen) e, depois, os belos arranjos de guitarra do saudoso Paul Kossoff. Contudo, não podemos deixar de mencionar o excelente trabalho da cozinha formada pelo baixista Andy Fraser (in memorian) e do baterista Simon Kirke.

“All Right Now” ttambém esteve entre as 500 melhores de todos os tempos da revista Rolling Stones.

   

Ouça-a através do link abaixo:

“Wishing Well”:

Lançado em janeiro de 1973, “Heartbreaker” é o sexto e último album completo do Free, já que a banda anunciaria o encerramento de suas atividades logo depois. Temos nesse LP várias mudanças no line-up, Tetsu Yamauchi substituiu Andy Fraser no baixo, enquanto Paul Kossoff aparece somente com um dos guitarristas adicionais. Ainda assim, Kosssoff gravou as faixas de maior destaque do registro.

FREE (1973) / Acervo / WEB

“Wishing Well” é a abertura do álbum “Heartbreaker”, assim como também o seu maior sucesso. Essa faixa recebeu várias versões posteriormente, entre as mais conhecidas estão as das bandas Savatage (“Fight For The Rock”), Black Foot (Strikes) e do Queen, no período no qual Paul Rodgers foi o seu vocalista.

Ouça “Wishing Well”:

“Fire And Water”:

Nem só de “All Right Now” viveu o álbum “Fire and Water”, pois a faixa título também esteve nas paradas de sucesso da época. E não é estranho, já que temos aqui uma das canções mais surpreendentes do início da da década de 70.

   

Embora “Fire And Water” não possua a mesma alta vibe de “All Right Now”, ela é dona de um refrão fascinante e o ouvinte sente-se convidado a canta-la do início ao fim. Portanto, confira “Fire And Water” através do link abaixo e tente não cantar junto:

“Walk In My Shadow”:

O debut do Free, “Tons of Sobs”, saiu em 14 de março de 1969. Ou seja, apesar desse disco possuir alma dos anos 70, aqui ainda estávamos nos anos 60. Nesse trabalho se destacou a canção Hard/Blues “Walk In My Shadow”, na qual já podíamos sentir que o Free aparecera a fim de marcar o seu nome na história do Hard Rock.

Ouça e confirme o que acabamos de afirmar:

Heartbreaker:

A faixa título do álbum “Heartbreaker” prova que aquela nova encarnação do Free estava, certamente, bebendo na fonte do Led Zeppelin, fato que não significa nada negativo, sendo tão somente uma constatação.

Paul Rodgers estava cantando melhor que nunca e, igualmente, Paul Kossoff estava no melhor de seus dias como guitarrista.

   

Aguardem, pois no próximo capítulo vamos falar dos cinco maiores hits da carreira do The Animals.

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -