Faith No More: “a AIDS era o espetáculo da vergonha. Reforçou a noção de que ser gay é ruim. E se você é gay, você vai morrer”

Faith No More: "a AIDS era o espetáculo da vergonha. Reforçou a noção de que ser gay é ruim. E se você é gay, você vai morrer"
Foto: digboston

Em uma recente conversa com o site australiano Wall Of Sound, Roddy Bottum, cofundador do Faith No More, comentou sobre o processo de se assumir gay nos anos 1990, uma época em que quase não havia referências ou exemplos a seguir. O músico, que está divulgando seu livro de memórias “The Royal We”, falou um pouco sobre essa fase de sua vida:

“Foi uma época difícil. Olhando para trás e para aquela atitude, é difícil imaginar que as pessoas tivessem tanto preconceito em relação aos gays naquela época, mas o mundo era realmente assim. E grande parte do livro trata disso, do julgamento da grande cultura sobre os homens gays e da reação deles, e como lidamos com isso? E particularmente a minha geração, sim, como você disse, não havia muitos modelos a seguir para mim, e foi uma época complicada para um jovem não ter isso. E sobre o que eu estava falando antes sobre segredos, não havia outra opção para a minha geração, falando de onde eu venho, não havia outra opção a não ser ser reservado e esconder as coisas, porque, sim, como você disse, e eu já falei muito no meu livro, não havia muitos modelos a seguir. Não havia ninguém em quem eu pudesse me inspirar, especialmente no mundo da música. Quando comecei a me assumir. Nos anos 90, não havia ninguém no meu círculo social que tivesse uma voz gay. A única pessoa que eu conhecia, com quem me tornei muito próxima, e que hoje é uma das minhas melhores amigas, era a Patty Schemel, da banda Hole. Além da Patty, eu realmente não conhecia pessoas queer no rock; simplesmente não existia isso no meu mundo. Quando eu era muito jovem, lembro até de ter sido muito fã do Elton John, e lembro de ouvi-lo no rádio uma vez, falando sobre casamento e coisas do tipo. Era aquela fase em que ele estava escondendo a sexualidade dele. E quando criança, eu sabia que ele era gay, mas vê-lo meio que esconder isso, ou ter aquela perspectiva de, tipo, “Ah, aqui está um ícone ao qual eu posso me apegar”, tirada de mim dessa forma, e ele se fechando e meio que reafirmando, dizendo: “Não, eu sou hétero. Vou me casar com uma mulher”, foi tipo, “Meu Deus”. Foi um choque enorme para mim quando criança. Tudo o que eu queria era uma direção e alguém que dissesse: “Sim, está tudo bem. Você pode ser assim.” Mas não havia isso. Mesmo o Queen, sobre o qual falo no meu livro também — eu me lembro do Queen, não se assumia e falavam abertamente sobre ser gay. Lembro-me de ter lido em algum lugar uma referência a isso, que dizia algo como: “Nossa banda se chama Queen e basicamente cantamos música de ópera. Então, tirem suas próprias conclusões.” Ok, Eles estavam dizendo, mas não abertamente. Tudo o que era dito a respeito era tratado com cautela, de forma velada e distorcida, de um jeito vergonhoso. Era difícil aceitar isso. Até mesmo o Village People, eu me lembro deles falando. Quando criança, eu pensava: “Ah, claro, aqui está uma representação gay”, mas me lembro deles dizendo: “Bem, nós não queremos dizer se somos gays ou héteros porque não queremos perder nenhum dos nossos fãs”. E o que isso significa para uma criança? Significa que, tipo, “Ok, diga que você é gay e as pessoas não vão gostar de você”. Essa era exatamente a mensagem. Então, vindo desse meio, foi definitivamente uma experiência difícil. E mesmo quando fiquei mais velho, como sempre digo, [o vocalista do R.E.M.] Michael Stipe não era gay quando eu saí do armário. Essa não era uma direção que eu podia seguir. Até mesmo Bob Mould, que é assumidamente gay hoje em dia, disse algo como: “Essas duas vozes, que são bem fortes na comunidade queer atualmente, não eram opções para mim. Então, me senti muito sozinho ao me assumir naquele ambiente, naquele grupo de pessoas, quando não havia vozes como essas.”

Roddy explicou que nos anos 1980, o fato de o HIV ser visto como uma “doença de gay” intensificou o preconceito, a hostilidade e o ódio contra a comunidade LGBTQIA+:

“Com certeza, havia muitos níveis em que era difícil. E aquilo foi, com certeza, um verdadeiro espetáculo de humilhação e vergonha, o HIV e a AIDS. Naquele momento, reforçou a noção de que ser gay é ruim. Não só ser gay é ruim, é tóxico. Não é só tóxico, é venenoso, é mortal. E se você é gay, você vai morrer. Então, sim, foi muita coisa para lidar sendo jovem. Mas, ao mesmo tempo, não quero parecer que estou me lamentando. Isso me tornou o tipo de pessoa que sou hoje, e sou grato por isso. Foi difícil passar por essa estranheza geracional, mas, ao mesmo tempo, é uma força que tenho e que muitos gays de outras gerações não necessariamente conseguem acessar.”

Sobre se o fato de ser gay chegou a causar algum tipo de problema dentro da banda e se isso o fez adiar o momento de se assumir, Roddy respondeu:

“Acho que não. Acho que era algo inerente. Se você tivesse me perguntado ou a qualquer um dos membros da banda: ‘É um problema o Roddy ser gay?’, a resposta seria: não. Morávamos em São Francisco. Todos na banda eram muito mente aberta, todos me apoiavam, mas na minha cabeça era algo diferente e eu simplesmente não estava disposto a lidar com isso. E a culpa é minha. Falo muito sobre isso no livro. Billy [Gould, baixista do Faith No More] e eu éramos melhores amigos desde muito jovens, crianças mesmo. E, sim, o fato de eu não ter conseguido ser aberto com ele sobre minha sexualidade ainda é algo que me incomoda um pouco. Não é legal. Gostaria de ter tido a capacidade de ser sincero. Quer dizer, ele era um dos meus melhores amigos. Então, no que diz respeito à banda, a responsabilidade não era deles, era minha. Eu simplesmente não estava disposto a me abrir com eles, considerando a minha infância e a cultura em que vivíamos. Foi muito difícil. Mas, sem dúvida, eles sempre me apoiaram e me compreenderam nessa situação difícil.”

Deixe seu comentário