PUBLICIDADE

Epica: Simone Simons revela detalhes das gravações do novo álbum da banda

Epica é um dos grandes representantes holandeses do chamado Symphonic Metal e, atualmente figuram o grande escalão ao lado de Nightwish, Xandria, Within Temptation, entre outros nomes de destaque.

   

O sucessor do álbum “Omega”, lançado em 2021, recebeu a confirmação de que está pronto. Porém, não será uma simples continuação de jornada. Embora já tenham temas ligados a ele em trabalhos já lançados, a vocalista Simone Simons revela outras características e ideias sobre esse novo trabalho.

Em uma nova entrevista com o Euphonico do México, Simone Simons confirmou que ela e seus companheiros de banda concluíram o vindouro álbum de estúdio. Sobre a inspiração para o primeiro single do LP, “Arcana”, ela disse:

“Bem, foi meio que muitas coisas se juntando. Rob [Van Der Loo, baixista do Epica] e eu somos, além de colegas, também somos muito bons amigos. E ele tinha um baralho de cartas de tarô com ele. E eu pensei: ‘Só por diversão, vamos fazer uma sessão. Deixe-me tirar algumas cartas e então você me explica o que elas significam.’ E foi uma experiência muito esclarecedora, eu acho. A música, a música também foi escrita por Rob. E então eu tive a ideia, tipo, ‘E se eu escrever uma música que seja meio que inspirada pelo significado das cartas de tarô e a sessão que eu tive com ele e o que eu acho que significou para mim naquele momento da minha vida e onde eu estou agora?’ Então, sim, é um tópico muito — como você diz? — de busca da alma, e isso é algo que o Epica vem escrevendo há um bom tempo, mas até agora não tocamos no assunto do tarô. Então eu pensei que esse poderia ser um tópico legal para integrar no novo álbum, que é sobre reinventar a si mesmo, como um renascimento, renovar a si mesmo. Então é meio legal tirar inspiração.”

Simone também falou a respeito do processo de composição e gravação do próximo disco. Ela disse:

“Acho que ‘Arcana’ foi uma das músicas que surgiu bem rápido. Tivemos muitas sessões de acampamento de composição na Holanda. Alugamos uma casa onde nos encontrávamos algumas vezes por, tipo, uma semana seguida, e ficávamos todos sentados juntos. E Rob também tinha uma visão clara do que queria em termos vocais, e então ele simplesmente me deixou fazer o que eu queria. E foi muito natural escrever as letras.”

Simons falou sobre a melhor época para as gravações vocais. Ela explicou:

   

“As gravações vocais [para o novo álbum do Epica] ocorreram no verão, o que é uma boa época para fazer isso porque o outono [e] o inverno é uma época em que todo mundo fica doente. Então, para mim, é ótimo se eu estiver no verão no estúdio, então estou em boa forma ou não corro o risco de pegar um resfriado e que isso afete a voz, porque eu tive que gravar álbuns naquela época em que fiquei doente. E felizmente você não consegue ouvir. Eu sei quais são as músicas. Mas foi um processo muito tranquilo. Trabalhamos juntos com o mesmo produtor, Joost Van Den Broek, que se tornou um pouco como o sétimo membro da banda Epica. E é ótimo trabalhar com ele. Sim, estávamos mergulhando em todos os pequenos detalhes e estávamos realmente concentrados em fazer as músicas como uma banda juntos.”

Ela acrescentou:

“Acho que as pessoas que não conhecem o EPICA não sabem que não moramos na mesma vila. Vivemos, na verdade, em quatro países diferentes. Então, para nós nos reunirmos e realmente trabalharmos nas músicas é complicado. E começamos a fazer isso já para ‘Omega’, e realmente gostamos disso, para limpar nossa agenda de turnês, porque fazemos muitas turnês e realmente estar lá juntos e não todos em casa em seus estúdios. Você obtém um resultado totalmente diferente se todos estiverem na mesma sala; vocês se alimentam da criatividade uns dos outros, e isso é muito benéfico para as músicas.”

Questionada se há um compositor principal no Epica ou se todos contribuem para o processo de composição, Simone disse:

“Todo mundo pode escrever músicas. E algumas músicas, acho que os caras escreveram músicas demo por conta própria, porque todos nós temos nossos estúdios em casa, e quando estávamos juntos no acampamento de composição, então estávamos discutindo ideias e enviando os arquivos uns aos outros, e então todos estavam trabalhando em uma música aleatória ao mesmo tempo. Houve um momento engraçado em que, eu acho, Coen [Janssen, tecladista do Epica], Ariën [Van Weesenbeek, baterista do Epica], Rob e eu estávamos sentados na sala de estar, mas meio distantes um do outro, e Coen estava trabalhando em uma música e ele pensou que tinha seus fones de ouvido conectados, mas estava correndo nos alto-falantes. E então dissemos: ‘Ah, legal. Isso soa ótimo. Em qual música você está trabalhando?’ E ele disse, tipo, ‘Oh merda, vocês conseguiram ouvir o que eu estava trabalhando.’ Então, todos estavam em salas diferentes. Isaac [Delahaye, guitarrista do Epica] estava no sótão tocando violão, e eu tive que esperar até muito tarde antes de poder dormir, porque ele continuou escrevendo músicas, gravando guitarras até quase uma da manhã. Mas foi uma experiência realmente adorável. E todo mundo consegue escrever músicas e todo mundo consegue trabalhar nessas músicas. Então, todos nós colocamos nossa própria salsa nas músicas. [Risos]”

Contudo, “Arcana” marcou o primeiro lançamento do Epica desde “Omega” e o EP de colaboração “The Alchemy Project”.

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -