O vocalista e multi-instrumentista Ihsahn, conhecido por seu trabalho com a lendária banda Emperor, relembrou os trágicos eventos que marcaram a cena do Black Metal norueguês para sempre com os incêndios criminosos às igrejas promovidos por alguns membros do Inner Circle nos anos 90, incluindo Samoth, que também foi preso por incêndio criminoso naquele ano, juntamente com Vikernes e Eithun. Em uma entrevista a Metal Hammer, Ihsahn discutiu sobre seu papel na cena Black Metal e o que ele pensa sobre esses terríveis eventos:
“Tive muita sorte de não me envolver em nada disso nesse aspecto, mas acho que todos nós estávamos muito consumidos com a coisa toda. A atenção que isso teve.
Toda a atenção negativa e a reação da nossa comunidade local a isso, virou combustível para o fogo. Exagerou esse sentimento de ‘nós contra eles’. Então eu me senti envolvido assim e na minha banda houve, é claro, consequências.
E você não pode realmente negar que isso meio que validou a seriedade do que estávamos fazendo. Ouvi alguém falando sobre jovens artistas de rap hoje em dia que começam a fazer atividades criminosas para dar credibilidade e validade às coisas sobre as quais estão cantando.
É uma coisa muito estranha de adolescente, algum tipo de desejo rebelde de ter poder e ser levado a sério. De ser perigoso. Porque quando você é adolescente, você também é muito vulnerável. Não precisamos psicanalisar tudo, mas como adulto, acho que é muito mais fácil ver como isso aconteceu.”
Ihsahn falou sobre a recepção negativa aos primeiros álbuns do Emperor, “massacrados” pela imprensa de metal na época:
“As principais revistas de metal massacraram completamente nossos primeiros álbuns. E então eu vi essas histórias 25 anos depois, com o primeiro álbum do Emperor colocado ao lado do primeiro álbum do Black Sabbath.
Aprendi muito cedo que você não tem controle sobre o que as pessoas pensam; a única coisa em que você pode confiar é sua própria motivação. Se você coloca sua felicidade nas mãos de outra pessoa, se é isso que controla se você se sente bem ou mal consigo mesmo, você está meio ferrado.”
Leia a entrevista completa em: https://www.loudersound.com/news/ihsahn-remembers-earlu-emperor-black-metal-scene