Os membros fundadores do Dimmu Borgir, Ics Vortex, Mustis e Tjodalv, se reuniram a banda no evento de 30 de março de 2024, o Inferno Festival, em Oslo.
Os músicos tocaram a canção “The Insight And The Catharsis” do disco “Spiritual Black Dimensions” de 1999. Como resultado, uma gravação registrou essa apresentação.
Em 2009, ICS e Mustis deixaram a banda de Black Metal, alegando que muitas de suas músicas não receberam o registro devido. Mustis disse dessa forma, na ocasião:
“Sem nomear todas as faixas, digamos apenas que a maioria dos álbuns como ‘Puritanical Euphoric Misanthropia’ e ‘In Sorte Diaobli’ teriam sido muito diferentes se eu não tivesse composto e criado tanto quanto realmente fiz. Infelizmente, com base em lacunas terríveis no processo de comunicação e na incapacidade de encontrar uma justificativa lógica para explicar por que isso foi feito dessa maneira, e após bater parede após parede, não encontrei uma solução profissional e razoável para o problema. Minhas investigações sobre as questões que eu desejava resolver e seguir em frente acabariam me levando à demissão do grupo. Nenhuma discussão sobre isso, apenas ‘adeus’ (via mensagem de texto).”
Um tempo depois, ICS revelou que a força criativa do Dimmu Borgir, realmente, era Mustis. Logo após essas declarações, a banda veio a público dizer que “foram falsamente acusados em declarações postadas online por membros recentemente demitidos com base em sua ignorância, amargura e ganância”.
Ainda assim, anos mais tarde, os membros remanescentes da banda se reuniram com os demitidos ICS, Mustis e Tjodalv, em nossa visão. Isso talvez provavelmente signifique que todo esse mal-estar tenha ficado para trás.
A fim de conferir a apresentação, clique no link abaixo e acompanhe na íntegra essa reunião do Dimmu Borgir com seus ex-integrantes: