Recentemente, Glenn Hughes, ex-baixista e vocalista do Deep Purple, anunciou a turnê “Glenn Hughes Perform Classic Deep Purple Live – Celebrating The 50th Anniversary Of The Album Burn”, que acontecerá em outubro de 2023 no Reino Unido.
Nestes shows especiais, Hughes tocará o lendário álbum do Deep Purple, “Burn”, na íntegra. Ele também tocará músicas das formações Mark III e Mark IV da banda e e os músicos que farão aparições como convidados especiais em todos os shows do Reino Unido serão os da banda canadense de Hard Rock The Damn Truth.
![](https://www.mundometalbr.com/wp-content/uploads/2023/02/Deep-Purple_Burn.jpg)
No comunicado, Glenn fez uma descrição completa da época de gravação do álbum:
“Foi há 50 anos, no verão de 1973, que o álbum ‘Burn’ do Deep Purple foi escrito no Castelo de Clearwell, na Floresta de Dean Gloucestershire. ele Foi gravado em outubro em Montreux, na Suíça. Todos nós nos tornamos um neste castelo centenário no interior do Reino Unido, parecia que o Deep Purple era uma nova banda, com David Coverdale e eu como novos membros, mal podíamos esperar para começar a trabalhar em novas músicas. A atmosfera era elétrica e o ambiente era incrível. Todas as músicas de ‘Burn’ foram escritas na cripta/masmorra, debaixo do grande salão do local. Trabalhávamos em uma música nova todos os dias e estávamos no fluxo. Musicalmente, tocávamos e trabalhávamos ideias, e David e eu criávamos melodias vocais que mais tarde ganhariam letras. Lembro-me como se fosse ontem.
“Como você pode imaginar, Ritchie Blackmore estava em pleno modo brincalhão, Jon Lord me avisou e ele montou meu quarto uma noite com um alto-falante escondido, e de repente tinham vozes fantasmagóricas na minha cabeceira.”
“A faixa-título foi a última música a ser escrita. Voltamos do pub e descemos para a cripta e foi assim que a magia aconteceu.”
“É hora de celebrar ‘Burn’ e estou realmente ansioso para ver todos vocês nestes shows especiais”.
![](https://www.mundometalbr.com/wp-content/uploads/2023/02/gleen-Hughes-710x1024.jpg)
“Burn” é o oitavo álbum de estúdio da banda inglesa de Hard Rock, Deep Purple, escrito e gravado em 1973, e lançado em fevereiro de 1974. O álbum foi o primeiro a apresentar o então desconhecido Coverdale nos vocais e o próprio Glenn Hughes do Trapeze, no baixo e vocais. “Burn” foi gravado em Montreux, Suíça, em novembro de 1973, com o famoso Rolling Stones Mobile Studio. Com a adição de Coverdale e Hughes, o som Hard Rock do Deep Purple incorporou elementos de Soul e Funk, que se tornariam muito mais proeminentes no álbum seguinte, “Stormbringer”.
![](https://www.mundometalbr.com/wp-content/uploads/2023/02/mark-iii-1024x791.jpg)
Até hoje eu tenho esse álbum em vinil, ou 49 anos.