Durante uma nova entrevista concedida ao podcast RRBG, o ex-baterista do Slayer, Dave Lombardo, refletiu sobre as mudanças que a indústria musical passou e ainda está passando nos últimos anos, principalmente com os avanços da tecnologia digital e o uso extensivo de plataformas de mídia social. Lombardo expressou preocupação com a “parte negativa” de tudo isso:
“Todos nós conhecemos a parte negativa disso — obviamente, a mudança que tivemos que testemunhar. Mas, ei, isso é evolução. Isso é vida. Nós seremos viejitos [velhinhos] se começarmos a reclamar sobre isso. É, tipo, ‘Oh, você sabe, na minha época,’ isso e aquilo. É, tipo, não — você tem que seguir o fluxo.
Acho que há muitas vantagens na indústria de hoje. Uma, você pode lançar música — qualquer um pode lançar música e qualquer um pode gravá-la em casa. E há tantas vantagens. A pesquisa que você pode fazer online para esclarecer quaisquer dúvidas, se você tem uma ideia, se você tem um problema. Todas essas são vantagens brilhantes. E acho que devemos adotá-las e usá-las em nosso benefício. Acho também que se ficarmos sentados e reclamarmos das coisas, estaremos realmente perdendo o ponto. Você recebeu todas essas ótimas ferramentas, e acho que é melhor para todos nós. Sim, posso seguir o caminho de reclamar e criticar todas essas pequenas coisas, mas, cara, eu não vejo a vida dessa forma. Se algo está segurando, se você cair, levante-se, sacuda a poeira, continue seguindo em frente. Se algo acontecer, ‘Foda-se. Isso doeu. Bem, vamos lá. Vamos lá. Então essa é apenas minha personalidade.”
Sobre a “criação” de músicas com base em algoritmos de I.A e modelos de aprendizado de máquina, Dave Lombardo disse:
“Na verdade, eu gostaria de ver a I.A tocando ao vivo. O elemento humano, a sensação de ter uma pilha Marshall sendo tocada na sua frente e algum subwoofer e graves de um baterista em uma bateria real, não há nada parecido. Pode ser possível que as pessoas esqueçam, algo entre e tome seu lugar e as pessoas esqueçam como é isso, mas espero que não. Esse aspecto, música ao vivo, eu acho que as pessoas precisam disso, as pessoas precisam sair e ver e experimentar isso, uma apresentação ao vivo, então eu não vejo isso indo embora. E a I.A definitivamente não pode substituir isso.”
O projeto Venamoris, projeto de Lombardo com sua esposa Paula, lançou seu segundo álbum intitulado “To Cross Or To Burn”, em 28 de fevereiro pela Ipecac Recordings.