Após o lançamento do álbum “Time Does Not Heal”, de 1991, o Dark Angel viveu um longuíssimo período de vacas magras sem lançar nenhum novo disco. Agora, 34 anos depois, eles estão finalmente trabalhando em um novo álbum de estúdio.
Em uma nova entrevista com o PowerOfMetal.cl do Chile, o baterista Gene Hoglan, conversou sobre o andamento das sessões de composição para esse registro muito esperado e, revelou que algumas músicas novas serão tocadas na turnê pela América do Sul:
“Bem, vamos estrear algumas músicas novas, algum material novo, nesses próximos shows sul-americanos que faremos. Sei que tocaremos em Buenos Aires [na Argentina em 21 de março], e isso é duas noites antes do festival Metal Beer [Open Air] [no Chile em 23 de março]. Então, em ambos os shows, estamos estreando algum material novo, e estamos realmente animados para poder tocar algumas coisas novas depois de todo esse tempo. E ei, cara, espero que isso leve a um monte de outras coisas. E estamos muito animados para lançar algum material novo no mundo do metal.”
O Dark Angel entrou oficialmente no estúdio em julho de 2024. Sobre a previsão de lançamento do esperado álbum, o baterista disse:
“Cara, você nunca sabe. Estamos trabalhando e tentando fazer as coisas acontecerem. E então espero que em algum momento — eu já disse isso muitas vezes no passado — espero que em algum momento possamos dar algum tipo de atualização emocionante sobre o progresso de qualquer coisa. E então espero que possamos fazer isso em algum lugar no futuro próximo. E todos, mantenham os olhos abertos para o Dark Angel. Vamos ver o que acontece.”
Em outra entrevista, Gene falou como é fazer músicas com o Dark Angel depois de mais de três décadas e sem o guitarrista Jim Durkin, membro original que morreu em 8 de março de 2023, aos 58 anos:
“Bem, isso é uma coisa. É como se tivéssemos uma escolha. Eu tinha um álbum inteiro do Dark Angel escrito que estava pronto para começar a ser gravado depois do disco ‘Time Does Not Heal’, e ocorreram circunstâncias em que a banda simplesmente teve que se dissolver. Então, eu tinha um monte de material escrito. E quando [o guitarrista do Dark Angel] Jim Durkin e eu — Jim não está mais conosco, mas quando colocamos o Dark Angel de volta e começamos a conversar sobre, tipo, ‘O que queremos fazer para o futuro? Queremos escrever algum material novo?’ E ‘Eu tenho algumas ideias, Gene , e você provavelmente tem algumas ideias.’ E eu tenho várias músicas que enviei para Jim . E quando Jim ouviu isso — eu enviei para ele em um CD — ele surtou e disse, tipo, ‘Meu Deus, aqui está nosso novo álbum. Este vai ser nosso próximo disco. Claro que sim.’ E ele ficou realmente animado com aquele material. Mas eu fiquei tipo, ‘Ei, Jim , vou te dizer uma coisa. Eu realmente acredito muito nas minhas habilidades de escrita, e as músicas que estou ouvindo de você agora são arrasadoras . Então, que tal escrevermos coisas novas, nos reunirmos e começarmos a escrever material novo?’ E então nós meio que seguimos esse caminho.
Para meus elementos do que eu queria que o Dark Angel soasse, Jim Durkin é uma grande influência no meu estilo de escrita. Então eu queria que isso tivesse muita influência de Jim Durkin. Em termos de riffs, não há tantos de Jim quanto esperávamos, mas toda a presença de Jim está em todo o novo material do Dark Angel no qual tenho trabalhado. E ele é uma grande influência de guitarra para mim, assim como para muitas pessoas. Então, definitivamente haverá uma influência muito forte de Jim Durkin . E eu só quero escrever um álbum de metal arrasador. Então o que eu tentei fazer é não voltar 35 anos ou 37 anos ou o que quer que seja, ‘Darkness Descends’ ou mesmo ‘We Have Arrived’, aqueles primeiros álbuns, ou ‘Leave Scars’ ou ‘Time Does Not Heal’, eu não tentei duplicar nada de nenhum desses álbuns, mas tentei me colocar na mentalidade de e se o DARK ANGEL apenas continuei escrevendo álbuns pelos últimos 30-qualquer que seja os anos, 32, 33 anos, onde estaríamos agora? E então essa tem sido minha abordagem no novo material do Dark Angel.”
Durkin tocou nos três primeiros álbuns: “We Have Arrived” de 1985, “Darkness Descends” de 1986 e “Leave Scars” de 1989, quando deixou a banda para retornar apenas na reformulação do grupo em 2013.
Ansiosos para o novo álbum do Dark Angel?