Conforme o guitarrista sueco Yngwie J Malmsteen tocar guitarra não é uma competição, já que a música e sua execução vêm de dentro.
Malmsteen, que atualmente tem 61 anos, fez seu nome ao reencarnar a alma do compositor/músico Niccolò Paganini. Mas é claro, ele fez isso dentro do universo da guitarra e do Heavy Metal. O músico sueco acessou suas redes sociais no último domingo (1º de setembro de 2024) a fim de escrever:
“Então, vejo muitos desses comentários em que as pessoas dizem que não posso ser tão bom quanto você ou que desisti de tocar guitarra depois que te vi. Tocar guitarra não é uma competição, embora desde o início da minha carreira, é isso que eles queriam retratar. Tocar guitarra vêm de dentro e deve ser apreciados em qualquer nível, não importa onde você esteja na sua vida. Mesmo que você esteja fazendo carreira com isso, se você tocar pensando que vai competir com outro guitarrista ou outro músico, você será infeliz. Competição é para esportes e atletas, não para tocar guitarra e ponto final. Não é uma competição. O instrumento guitarra é para ser tocado e apreciado em qualquer nível. Agora toque a sua guitarra”.
Opinião
Embora muitas atitudes na história de Yngwie Malmsteen foram lamentáveis, nesse caso específico, ele está coberto dae razão. Nem todos precisam ou devem se inspirar em Paganini enquanto tocam guitarra. Ou seja, se um guitarrista quer tocar Heavy Metal usando, como referências, frases de Blues, que assim o faça, pois como disse Malmsteen, nunca foi e nunca será uma competição. Na música, ser você mesmo é fundamental para que tudo soe legítimo.
No início dos anos 80, quando Malsmsteen mudou para a América e se destacou na cena mundial ainda tocando com o Alcatrazz, inegavelmente, tornou-se a referência de vários guitarristas que tinham como objetivo dominar as mesmas técnicas que ele. Mesmo que essa tendência foi diminuindo com o passar dos anos, sem dúvida alguma, ele, assim como outros, influenciou gerações inteiras de guitarristas.
Inclusive, no início de 2024, publicamos uma matéria sobre discos que influenciaram o modo de tocar guitarra. Yngwie J Malmsteen aparece justamente por sua participação no álbum “No Parole From Rock’N’Roll”, debut do Alcatrazz, que saiu no ano de 1983. Confira a matéria abaixo:
Quando mais novo eu tinha em mente que guitarrista bom era aquele que tocava na ¨velocidade da luz¨…pura imaturidade foi a minha!!!! Depois que vi shows do Pink Floy, Eric Clapton, Iron Maiden…vi o quanto carisma é importante em ser um bom guitarrista, ter o seu estilo próprio e ter solos e riffs marcantes…isso é o que importa na minha singela opinião!!!! Valeu!!!!