A discografia da banda britânica de Heavy Metal, Saxon, iniciou em 1979 com o seu debut homônimo.
A força do Metal britânico é absurda e, boa parte, se não tudo relacionado ao Metal, inegavelmente, surgiu lá. Os primeiros riffs obscuros do Black Sabbath foram ouvidos pelos becos ingleses e os agudos brutais de Halford ecoaram pelos pubs, assim como o som sujo e com referência ao punk do primeiro disco do Iron Maiden. É fato que nossos amigos ingleses sempre foram a vanguarda dentro do gênero e sempre que eu penso nesse grande país símbolo de boa música, me vem a mente o gigantesco Saxon.
Direto de Barnsley, eles estão na ativa desde 1970 (com três nomes, o Blue Condition, SOB e Son of a Bitch, que mais tarde seria um projeto paralelo de ex-membros do Saxon), porém somente em 1978 adotaram seu nome atual. Mas se engana quem pensar que falarei do segundo e aclamado disco, ‘Wheels of Steel’, nem mesmo falarei do maravilhoso ‘Power And Glory’ de 1983 ou qualquer outro dos chamados clássicos.
O debut esquecido
Um disco que muitas vezes passa despercebido quando falamos dos britânicos e, ainda assim, é uma obra de arte para qualquer fã do estilo é o homônimo “Saxon”, de 1979. Assim sendo, temos um disco repleto de inspiração e com muita qualidade, mostrando que a banda ainda iria muito longe com composições como aquelas. A abertura é com a maravilhosa “Rainbow Theme”, um tema instrumental que lhe ambienta por onde seus ouvidos irão passar nos próximos minutos. Sim, vamos viajar pelo cenário de becos purulentos e melancólicos, repleto de motoqueiros em frente a um pequeno bar, e todos estão ouvindo aqueles acordes magníficos das guitarras de Graham “Oly” e Paul “Blute” abençoadas pelo próprio Deus Metal.
Em seguida, ouvimos a belíssima “Frozen Rainbow”, dotada de toques sublimes e clássicos somados aos vocais suaves porém potentes de Biff Byford. Tudo isso dá a essa composição o toque excepcional de qualidade que fará qualquer pessoa com um pouco de juízo na cabeça se apaixonar pela singela obra de arte apresentada. Já em “Big Teaser” ouvimos riffs do bom e velho rock clássico, repleto de energia, com refrões simples e grudentos, mas muito efetivos. “Judgement Day” anuncia sua chegada com bastante energia com a virada pesada da bateria de Pete “Frank” e com o baixo de Steve “Dobby” bem grave. A pequena mudança de andamento no meio da música ajuda o ouvinte a encontrar um oásis em meio a um deserto. Genial.
O segundo ato
No segundo ato do disco, encontramos duas composições que seguem basicamente os mesmos princípios. Rápidas e enérgicas, são músicas que nasceram para ser o verdadeiro suprassumo do rock clássico, com direito a solos rápidos e uma cozinha simples e explosiva, com pequenas pontes ferozes. É claro que estou falando de “Stallions Of The Highway” e “Still Fit to Boogie”. Já em “Back to The Wall”, ouvimos power chords brutos, seguidos de pequenos dedilhados que ecoam por toda composição acompanhados de uma cozinha excelente, dando uma sustentação maravilhosa para o vocal característico de “Biff”. Já no fechamento do disco ouvimos a boa “Militia Guard”, uma música melancólica mas sem deixar de lado a energia apresentada anteriormente mas demais faixas. A ambientação dá a composição um sentimento de maior qualidade e te prende a atenção com a notória evolução progressiva que vai até seu clímax. Simples, mas muito bem construída.
1979, 40 anos atrás, o mundo presenciava o surgimento de uma lenda. Talvez, aqueles jovens que ouviram o debut dos saxões naquela época puderam ter apenas um vislumbre (ou nem isso) da longa e maravilhosa carreira a banda teria. Importante mencionar que os “garotos” do Saxon jamais esqueceram sua origem e, até hoje, mesmo nos discos mais atuais, ainda ouvimos em suas composições algo de seu antigo DNA. Se existe uma banda que soube como se manter em plena forma no decorrer do tempo, essa banda se chama Saxon.
Nota: 8,9
Integrantes:
- Peter “Biff” Byford (vocal)
- Graham “Oly” Oliver (guitarra)
- Paul “Blute” Quinn (guitarra)
- Steve “Dobby” Dawson (baixo)
- Pete “Frank” Gill (bateria)
Faixas:
- 01. Rainbow Theme
- 02. Frozen Rainbow
- 03. Big Teaser
- 04. Judgement Day
- 05. Stallions of the Highway
- 06. Backs to the Wall
- 07. Still Fit to Boogie
- 08. Militia Guard
Redigido por Yurian ‘Dollynho’ Paiva
Provavelmente o disco mais subestimado dessa instituição de heavy metal chamada Saxon. Impressionante a linearidade de qualidade dessa banda ao longo de tantos anos desde esse disco de estréia de 1979. Não me lembro de ver tanta regularidade entre bons e excelentes discos em outra banda do estilo. Tinha mesmo que ser da Grã Bretanha.