“Rising” é o segundo álbum da banda de Hard Rock britânica, Rainbow, que sucedeu o debut “Ritchie Blackmore’s Rainbow” do ano anterior e assim como o debut, foi produzido pelo saudoso Martin Birtch, a fera da produção.
Quando você vê o álbum “Rising” debaixo do braço de um adolescente, dá muita vontade de correr e dizer para o garoto: “Esse disco é um clássico absoluto!”. Pois, essa foi a vontade que sempre senti.
Clássico? Não! Clássico absoluto! Qual a diferença? Não sei
A única coisa que sei é a capacidade do Ritchie Blackmore em realizar uma formação capaz de produzir um lançamento brilhante à altura dos grandes clássicos do Deep Purple.
O disco começa com um synth de Tony Carey na faixa inicial, “Tarot Woman”, para declarar que uma obra-prima está por vir. Logo depois, a cadenciada “Run with the Wolf” vem para mostrar porque Dio foi chamado para ser o vocal da banda e é considerado o Deus do Metal. O álbum reproduz faixas matadoras. O grande momento vai acontecer, pois a cereja do bolo foi colocada com a belíssima “Stargazer”, que abre o lado B. Ela é um celeiro de musicalidade do que a banda pode fazer de melhor, trazendo a poderosa voz de Dio dentro de uma melodia emocionante, enquanto Blackmore realiza um dos mais belos solos de guitarra da história do Rock.
Quando alguém me pergunta por que considero Blackmore o melhor guitarrista de Rock, peço para ouvir a música “Stargazer” toda. Enfim, aos 45 minutos do segundo tempo, a banda resolve fechar o disco com a empolgante “A Light in the Black”, que vem com uma sequência matadora de teclados e guitarra para dizer que a pérola está quase no final.
Mas quem é o baterista?
A fera de sempre: o saudoso Cozy Powell.
Sobre as faixas que eu ainda não citei?
Temos “Startruck” que é puro Hard Rock 70’s e em seguida, “Do You Close Your Eyes”, que é mais que Hard Rock, é uma aula de Hard Rock., com Ronnie James Dio se entregando de alma para o estilo.
Se alguém ainda não conhece essa obra prima, não deveria perder mais um único segundo e correr atrás desse grande prejuízo, urgentemente, pois não se trata só de um clássico. Mas de um clássico absoluto.
Nota 10,0
Integrantes:
- Ritchie Blackmore (guitarra)
- Cozy Powell (bateria)
- Ronnie James Dio (vocal)
- Jimmy Bain (baixo
- Tony Carey (teclado)
Faixas:
- Tarot Woman
- Run With The Wolf
- Starstruck
- Do You Close Your Eyes
- Stargazer
- A Light In Black