O Metal chileno tem razões de sobra para comemorar um dos seus principais êxitos a nível mundial, seu nome é Cathalepsy.
Já se passou pouco mais de um ano desde que saiu “Blood And Steel”, segundo álbum da banda chilena Cathalepsy, o qual atraiu a atenção do mundo todo. Em suma, um recorde para este lado do planeta.
O registro, já a princípio, tinha potencial, pois contou com a colaboração de 20 músicos convidados, vindos de algumas das mais importantes bandas de Metal, tornando-se o maior projeto da América Latina e um dos maiores do mundo. Ainda assim, houve quem dissesse que não era bom o suficiente. No entanto, “Blood And Steel” começou a ser muito mais assunto depois de seu lançamento.
Neste caso, a música falou mais alto, fazendo deste álbum um dos melhores de 2023, assim como um dos melhores em muito tempo. Ele ganhou seu lugar imediatamente na indústria competitiva, disputando de igual para igual com os grandes e é por isso que conquistou tantas audições deste lado do mundo.
Luigi Ansaldi e Cathalepsy, um projeto admirável
É verdadeiramente notável o que Luigi Ansaldi conseguiu com suas brilhantes composições juntamente com seu amigo e colega de banda, Fabián Valdés. Talvez, o Cathalepsy não seja a banda mais popular de seu país, mas sem dúvida, mundialmente, é hoje a mais conhecida do território chileno, colocando o Metal daquele país na boca de todos em 2023 e continua crescendo.
Do Chile para o mundo, o projeto foi capaz de colocar o Metal chileno no radar de todo o planeta no ano 2023. Conseguiram assinar com uma grande gravadora da Europa, lançando o maior projeto da história da América Latina e aparecendo nas revistas mais importantes do globo. Literalmente, estavam em toda a parte, da Rússia, passando pela Ásia, Europa, Reino Unido, Estados Unidos da América, México e toda a América do Sul.
A Metal Hammer em espanhol, a revista mais vendida na Europa, tem uma reportagem destacando o projeto, assim como há várias resenhas que receberam nota 10/10, e isso sem mencionar seus mais de 600.000 streams só no YouTube e Spotify. Com uma média de 8.000 espectadores mensais no Spotify, de acordo com o último relatório da plataforma, Cathalepsy alcançou 12.000 ouvintes mensais, sendo ouvido em 120 países. No Youtube foram cerca de 300.000 visualizações, tendo um vídeo com mais de 100.000 visualizações.
Cathalepsy alcançou todos esses números mencionados anteriormente em apenas um ano e com visibilidade global. Nenhuma banda chilena conseguiu esse mesmo alcance do Cathalepsy em um espaço tão curto de tempo.
“Blood And Steel”, primeiro lugar no TOP 10 do Mundo Metal na categoria Power Metal
O álbum “Blood And Steel” foi eleito entre os melhores do ano em várias listagens. Aqui no Mundo Metal, por exemplo, o escolhemos como o melhor álbum de Power Metal de 2023, desbancando monstros como Primal Fear, Iron Savior, Angra etc. Nunca uma banda chilena sentou na mesa dos grandes e tampouco lutou cara a cara com eles por um pódio, ou seja, essa conquista é realmente incrível. Todo este projeto vem da mente de Luigi Ansaldi, inclusive conversamos com ele sobre “Blood And Steel” no quadro Mundo Metal Entrevista.
Mundo Metal Entrevista com Luigi Ansaldi
Pelas conversas com o Luigi, soubemos que ele não tem manager, não trabalha com agência de publicidade, nem com Booking e etc… Isso lhe dá ainda mais mérito. Sabemos como funcionam as coisas nos bastidores, alguns simplesmente usam contatos, amigos ou dinheiro ao invés de talento. A boa notícia é que Luigi nos confirmou que está trabalhando em um novo álbum do Cathalepsy, dessa vez com uma banda completa. Ou seja, haverá novidades em breve.
Nós do Mundo Metal esperamos que lancem um novo full lenght o quanto antes, já que queremos apreciar novas composições e finalmente os assistir ao vivo. Esperamos que criem verdadeiros hinos que soem da mesma forma que “We Are The Warriors”, “Heavy Metal Faith”, “Fight In The sky” ou “Hammerheart”.