PUBLICIDADE

Blind Guardian: homenagem impagável ao lendário Slade

Bom, estamos na semana especial da lendária banda alemã de Power Metal, Blind Guardian. Vou iniciar minha contribuição a essa celebração de forma muito deleitosa, mas antes de analisar a obra escolhida, vou contar como tomei conhecimento dela. Desde que frequento as redes sociais, no período que antecede o natal, costumo postar algum link da canção “Merry Xmas Everybody” da banda britânica de Hard/Glam Rock, Slade. Por que faço isso? Por dois fatores, o primeiro é que eu sou muito fã de Slade desde os primórdios da minha juventude, segundo que “Merry Xmas Everybody” é, talvez por isso, minha canção favorita de natal.

Estava eu postando essa canção supracitada na véspera de natal passado, como faço todos os anos, e um amigo me enviou o link com a versão do Blind Guardian para, justamente, essa música do Slade. Eu fiquei deslumbrado com a perfeição com a qual a interpretação da versão foi produzida. A palavra cover passou a ter um novo significado para mim, desde então. Eu poderia desenvolver uma análise semiótica de tal clipe, mas o tempo é sempre curto nos dias atuais, o texto teria um caráter científico e esse não é e nunca foi o objetivo do Mundo Metal. Parto então para análise pura e simples da peça audiovisual.

   

Quando cliquei no link do vídeo clipe, não me deparei só com uma versão de uma música do Slade, mas com uma “versão do Slade”, propriamente dita. Blind Guardian, literalmente, encarnou o Slade de todas as formas para gravar tanto a música, quanto o vídeo clipe. O resultado final de “Merry Xmas Everybody” foi muito além de ser um cover do Slade, mas uma verdadeira homenagem ao quarteto britânico que nasceu nos anos 70 e permanece vivo até hoje, ainda que o guitarrista Dave Hill seja o único remanescente dos membros originais.

Dos pés a cabeça, Blind Guardian escolheu o tipo de figurino glamoroso que o Slade usava nos anos 70. As expressões faciais dos alemães fazem lembrar as expressões de Dave Hill, Jim Lea, Don Powell e Noddy Holder respectivamente. Hansi Kürsch deixou o timbre da sua voz parecido com a divina voz de Noddy Holder, que embora não tenha feito o sucesso que merecia, foi referência para muitos vocalistas de nome, só pra citar um que me vem à mente, imediatamente, Ozzy Osbourne declarou que Noddy é o melhor vocalista de Rock que ele já presenciou.

Eu, como fanático pelo Slade que sou, fiquei emocionado com o que vi e ouvi no vídeo clipe e sequer me preocupei em observar a data de lançamento do mesmo. O quarteto alemão de Krefeld o havia lançado uma semana antes, dia 18 de dezembro de 2020, e eu acreditando que se tratava de um registro antigo. O single “Merry Xmas Everybody” foi o último registro do Blind Guardian, sendo o seu full lenght mais recente, “Twilight Orchestra: Legacy of the Dark Lands” de 2019. Tive a feliz oportunidade de assistir a um show do Blind Guardian em minha cidade, Bauru/SP. O show aconteceu no antigo Kart Indoor e teve uma lotação mediana, mas todos os presentes puderam conferir o quão gigante a banda é, entre eles, felizmente, eu estava.

É a primeira vez que faço uma resenha de um vídeo clipe e já comecei com um que merece ser comentado, elogiado e indicado.

Nota: 10,0

“Merry Xmas Everybody” (Blind Guardian)

“Merry Xmas Everybody” (Slade)

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
194SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações