Muitos citam as discografias de Ozzy e Dio, e até a breve passagem de Ian Gillan no esplêndido álbum “Born Again” de 1983. Porém, existe um cara que gravou simplesmente os álbuns “The Eternal Idol” (1987), “Headless Cross” (1989), “Tyr” (1990), “Cross Purposes” (1994), e “Forbidden” (1995).
Estamos falando de Tony Martin, vocalista que, inclusive está com um novo disco solo na praça, “Thorns”, com boa repercussão inicial.
Tony Martin foi entrevistado pelo The Metal Voice do Canadá, onde foi discutida a possibilidade de relançamentos do Black Sabbath durante os anos em que o mesmo esteve presente, além de novas gravações com o nome do Sabbath. Martin disse:
“Tínhamos um cara no Black Sabbath chamado Geoff Nicholls. Ele era o tecladista. Ele morreu há quatro anos. E quando estávamos no funeral de Geoff Nicholls, encontrei Tony Iommi lá, e ele disse: ‘Eu tenho um monte de coisas para tocar para você. E nós temos que nos reunir e ver se podemos escrever algumas músicas novas. E então talvez possamos relançar os álbuns da era de Tony Martin.’ E eu pensei, ‘Bem, isso é legal. Ok. Tanto faz.’ Então o telefone ficou mudo por muito tempo – meses e meses e meses e meses. Então liguei de volta e ele disse: ‘Venha até a casa e vamos conversar sobre isso.’ Então eu disse, ‘Ok.’ Então fui à casa dele e ele disse: ‘Não podemos fazer isso.’ E eu disse, ‘O quê?’ Ele disse: ‘Não podemos fazer isso.’ Eu disse: ‘Por que não?’ Ele disse porque há um acordo com os caras do Sabbath que eles só podem lançar algo (novo) sob o nome Sabbath se forem os membros originais do Sabbath. Ninguém mais pode gravar nada (novo) sob o nome Sabbath… O que ele disse foi o que podemos fazer é relançar os álbuns. Não podemos adicionar nada a ele. Então, o que esperamos, se ele conseguir, é para os álbuns da era de Tony Martin, além de ‘Eternal Idol’, porque que é propriedade de outra pessoa, para ser relançado. Remixado provavelmente no caso de ‘Forbidden’, mas acho que será apenas como era… (Podemos adicionar) apenas coisas que já foram gravadas na época.”
O vocalista revelou ter um vasto material que poderia ser incluído em edições especiais dos álbuns em que participou:
“Eu pesquisei… eu tenho centenas de fitas – coisas das sessões de composição”, disse ele. “Eu tenho as fitas quando Eddie Van Halen estava com a gente escrevendo ‘Cross Purposes’. Eu enviei para Tony. Apareceu no YouTube; eu não sei como isso saiu. Mas eu tenho todos os tipos de coisas assim. E eu pensei que era o tipo de coisa que eles iriam relançar os álbuns. Mas eu não tenho ideia. Você provavelmente sabe mais do que eu.”
Provalvelmente, o que impede de tudo isso acontecer possui nome e sobrenome. Seria ótimo ver esses relançamentos com edições bônus e até mesmo algo novo fora do material antigo sendo lançado. Martin e Iommi poderiam em um segundo plano montarem algum projeto baseado no Black Sabbath. Fica a expectativa para novos acontecimentos.
Confira a entrevista de Tony Martin no vídeo abaixo: