Quando você vai fazer um negócio, é importante que redija um contrato contendo todas as clausulas estabelecidas entre você e o comprador. É algo básico, mas muitos não se atentam a fatores inesperados que podem complicar as coisas no futuro.
No caso de Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, ele simplesmente não conseguirá reaver a sua clássica guitarra Gibson “Monkey” SG. Mesmo tendo feito um acordo de recompra, a cláusula é desconhecida pelos atuais detentores.
O guitarrista acabou optando por vender a guitarra ao Hard Rock Cafe com uma promessa de poder recuperar o instrumento pelo mesmo preço quando desejar. Em uma nova entrevista concedida ao site Guitar World, Iommi contou sobre este acordo:
“O cara que costumava comprar memorabilia para o Hard Rock Cafe veio à Inglaterra e me visitou. Ele queria comprar algumas coisas e eu disse que não haveria problema. Eu tinha aposentado a Gibson Monkey SG porque era muito valiosa para mim. Eu não queria levá-la para a estrada e arriscar que fosse danificada.”
Iommi ainda explicou por que decidiu vender o instrumento:
“Na verdade, eu queria o instrumento preservado em vez de armazenado. O acordo era que se eu quisesse de volta, eu poderia avisá-lo e comprá-lo de volta pelo mesmo preço. Parecia justo o suficiente, um bom negócio.”
O grande problema nessa história é que o comprador faleceu e quando Iommi tentou recuperar o instrumento, ninguém do Hard Rock Cafe sabia nada sobre o acordo:
“De qualquer forma, ele faleceu, então foi isso. Tentamos entrar em contato com o Hard Rock para recuperá-la e eles não sabiam nada sobre o acordo.”
Tony Iommi nunca recuperou sua guitarra, mas conseguiu que o Hard Rock Cafe emprestasse o instrumento a ele em 2020 para que a Gibson pudesse criar um modelo exclusivo baseado nessa guitarra.
A Gibson “Monkey” SG foi a guitarra utilizada na gravação dos primeiros álbuns do Black Sabbath. Portanto, um item histórico sem precedentes para o Heavy Metal.