O vocalista do Behemoth, Adam Nergal, foi absolvido por “ofender sentimentos religiosos” em um episódio ocorrido em 2018. Naquele ano, o vocalista Tom Gabriel Fischer (Celtic Frost, Hellhammer, Triptykon) , presenteou Nergal com uma escultura em formato de pênis que ele mesmo fez a partir de uma cruz.
Nas redes sociais, Nergal elogiou a escultura, e isso causou a ira de membros do governo polonês que acusaram o músico de “ofender sentimentos religiosos”. Uma batalha judicial foi travada desde então e, agora, em março de 2025, Nergal foi absolvido.
Ele comemorou através de uma publicação em suas redes:
“Em 2018, neste mesmo dia, postei um vídeo bobo no Instagram, cantando uma velha canção infantil para o Dia da Mulher enquanto balançava um certo artefato. Dificilmente uma comédia de alto nível, mas era blasfêmia ou chocante? Eu não achava isso — mas foi o suficiente para alguns palhaços do outro lado se ofenderem e correrem direto para o tribunal.
Um certo MEP conservador jurou em voz alta que eu acabaria na prisão, enquanto o sempre litigioso Ordo Iuris se juntou ao coro dos indignados. Depois de anos no tribunal e dezenas de milhares de zlotis gastos em defesa legal, fui totalmente absolvido há poucos dias.
O veredito é uma vitória agridoce, no entanto. Estou feliz que a justiça prevaleceu, feliz que coloquei meus oponentes em seus devidos lugares. Mas ainda considero absurdo que uma piada medíocre neste país possa se transformar em uma batalha jurídica custosa e estressante.
No entanto, para todas as mulheres por aí… muuuuuito amor
PS: O artefato em questão é uma escultura impressionante do meu amigo e lenda do Black Metal, Tom Gabriel Fischer. Agora mesmo, meus advogados estão trabalhando para que ele seja devolvido a mim, pois foi um presente pessoal dele.”