Na semana em que o Mundo Metal homenageia o Motörhead, a banda de Metal mais Rock and Roll do planeta, o nosso quadro “Baseado em Fatos” fala sobre a inspiração por trás da música “Bomber”, faixa-título do disco de 1979.
Primeiramente, a inspiração para a famosa canção veio do romance de guerra de mesmo nome do escritor Len Deighton. O livro lançado em 1970 captou a devastação aérea da Segunda Guerra Mundial. Pode-se afirmar que é um mergulho no universo triste e aterrorizante da guerra, e explorar os eventos em torno de um único bombardeio que devastou uma cidade alemã é um assunto pra lá de tenso.
A história:
A narrativa segue principalmente os pilotos de bombardeiros da RAF (Força Aérea Real Britânica), mas também os habitantes da cidade, os soldados alemães e os líderes estratégicos de ambos os lados do conflito. Ademais, a história aborda os aspectos técnicos e táticos da guerra aérea e o impacto humano profundo que ela causa. Assim, ela nos propõe uma reflexão acerca das complexidades da guerra e as consequências de nossas escolhas. Enquanto os aviões atravessam o céu noturno em direção ao seu alvo, as vidas de pessoas comuns se entrelaçam em um momento que mudará o curso da história.
“Bomber” é uma crítica e uma reflexão poderosa
“Bomber” não se trata apenas de um relato histórico detalhado, mas também uma poderosa reflexão sobre a natureza humana e os custos terríveis da guerra.
Len Deighton critica a guerra e a tecnocracia militar, e expõe a burocracia e as contradições do sistema militar. Ao destacar a falta de lógica e os absurdos da guerra, o autor então nos faz questionar os valores e as instituições que perpetuam o conflito armado.
Por fim, a famosa canção do Motörhead também não nos deixará esquecer de um dos períodos mais sombrios da história. De fato, é uma de suas melhores músicas. Vale lembrar que Lemmy Kilmister, vocalista, baixista e líder da banda, colecionava diversos itens e artefatos de guerra devido à sua paixão e curiosidade pelo tema.
Ain’t a hope in hell
Nothing’s gonna bring us down
The way we fly
Five miles off the ground
Because we shoot to kill
And you know we always will
It’s a bomber, it’s a bomberScream a thousand miles
Feel the black death rising moan
Firestorm coming closer
Napalm to the bone
Because, you know we do it right
A mission every night
It’s a bomber, it’s a bomberNo night fighter
Gonna stop us getting through
The sirens make you shiver
You bet my aim is true
Because, you know we aim to please
Bring you to your knees
It’s a bomber, it’s a bomber
Tradução:
Não há esperança no inferno
Nada vai nos derrubar
Da forma como voamos
A cinco milhas do chão
Porque atiramos para matar
E como sabe assim sempre faremos
É um bombardeiro, é um bombardeiroUm grito a milhares de milhas
Sinta a morte negra se espalhando
Tempestade de fogo chegando perto
Napalm até os ossos
Pois, você sabe nós fazemos direito
Uma missão por noite
É um bombardeiroNenhum lutador noturno
Vai nos parar em ir adiante
As sirenes fazem você arrepiar
Podem apostar que meu objetivo é verdadeiro
Porque nosso objetivo é agradar
Deixá-los de joelhos
É um bombardeiro, é um bombardeiro
valeuzon, cambada, eu ‘tava atrás de um tema pro tcc da especialização, vocês acabaram de me dar um! quando estiver pronto, mando procês darem uma olhada!