PUBLICIDADE

Baseado em Fatos: Blaze Bayley – 303

“303 squadron is ready to fly”, quando Blaze Bayley (ex-Iron Maiden) canta esses versos na segunda faixa de seu último disco, a espinha chega a arrepiar. É como se fossemos jogados dentro de uma guerra aérea ou fossemos arrebatados por um tornado. Mas vocês sabiam que a letra retrata exatamente isso? Para quem não sabe, o senhor Bayley tratou de honrar muitos nomes no seu disco “War Within Me” de 2021. Dentre esses nomes, o esquadrão polonês de número 303 “Tadeusz Kościuszko Warsaw”, ou simplesmente “No. 303 Squadron RAF”.

   

Esse esquadrão foi responsável pela maior parte dos abates aéreos dentre os caças aliados. Formado em julho de 1940, o ‘303’ foi uma força muito grande para o resultado da batalha da Grã-Bretanha. É interessante ler os primeiros versos da canção de Blaze:

“24 de agosto de 1940, esquadrão 303
Voando pela primeira vez e eles estão ansiosos pela vitória,
Comando de caça da RAF relutante, mas desesperado,
Eles enviam o esquadrão Polonês para a batalha.
Eles são tudo o que resta”

Divulgação / Facebook

24/9, esse é o primeiro registro de uma missão nesta guerra, apesar de não encontrarem nenhuma aeronave inimiga, o esquadrão estava ansioso e pronto para a batalha. Tanto que eles foram enviados sem nem mesmo estarem completamente treinados. No mesmo mês, no dia 30, a sua primeira vitória veio de um voo de treinamento, onde Ludwik derrubou uma aeronave alemã. Depois disso, o esquadrão foi considerado oficialmente operante e pronto para missões. Após esse foto, diversas vitórias foram marcadas pelos poloneses. Inclusive, a mais marcante foi no dia 15 de setembro, quando ao fim do dia, o 303 alcançou o número de 15 vitórias!

Blaze também se lembra disso na segunda parte de sua música:

“15 de setembro e a hora mais negra chegou.
Compromisso total da RAF superado por quatro para um,
Talvez seja impossível vencer essa luta, mas ainda assim eles vão
Os pilotos poloneses movidos pelo ódio
Por aqueles que destruíram sua casa”

Pilotos do 303 Squadron RAF por volta de 1940

Os pilotos poloneses conseguiram subjugar a força alemã que desejava invadir a Grã-Bretanha, apesar de numericamente menor, esses veteranos que foram treinados para batalha em caças e aeronaves não tiveram atividade até mesmo depois da segunda guerra mundial. Mesmo com a derrota de Hitler e seus aliados, o esquadrão continuou servindo para outras finalidades. Em dezembro de 1946, ele foi finalizado com honra pelos poloneses. Mas nem tanto pelos aliados de seu lado, afinal eles trataram a Polônia como uma aliada da Alemanha. O fato maior, é que os poloneses da 303 foram indispensáveis para essa vitória que mudou o rumo da II Guerra Mundial.

   

A escolha de Blaze em homenagear algo que poucos conheciam mostra o apreço do mesmo pela história. Além disso, para nos ajudar a conhecer um pouco mais da história não contada da II Guerra Mundial. Por isso, cantar o refrão com tanta força e vontade depois de entender a história por trás, deixa a música ainda mais revigorante e emotiva. Pois os poloneses realmente mereceram tamanha honra, eles realmente lutaram por sua liberdade contra os nazistas.

“Esquadrão 303 está pronto para voar
Voando.
Fique no ar.
Vingança no céu.
Esquadrão 303, eles matam e sobrevivem,
Eles não imploram por liberdade, eles lutam por ela no céu”

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -