Ícone do site Mundo Metal

Yngwie Malmsteen sobre Eddie Van Valen: “Ele obviamente se sentiu ameaçado”

Yngwie Malmsteen sobre Eddie Van Valen: "Ele obviamente se sentiu ameaçado"

Photo: Warren Blair.

O lendário guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, citou algumas bandas que já o convidaram para integrá-las, e também abordou alguns convites para colaborações com outras celebridades do rock. Em nova entrevista com Jonathan Graham da revista Guitar Player, ele disse:

“Quando cheguei aos Estados Unidos, fui convidado para entrar no UFO. E então, no mesmo dia em que fui convidado para entrar no UFO, o que foi um grande passo da minha então banda Steeler, eu acho, fui contatado pela banda que se tornou Alcatrazz. Não se chamava Alcatrazz ainda. Eles não tinham nenhuma música, nada. Eu escrevi todas as músicas. E eu os escolhi porque eu queria escrever músicas em vez de apenas… Por mais que eu goste do UFO, eu não queria entrar na banda de outra pessoa.

Fui convidado para entrar na banda do Dave Lee Roth. O que aconteceu foi que ele estava saindo, ou já tinha saído, do Van Halen, e eu estava fazendo uma grande turnê americana com o AC/DC. E logo depois disso, fiz minha própria turnê pelos Estados Unidos com uma banda chamada Talas, que era a banda do Billy Sheehan. E o Dave ia aos shows o tempo todo. Além disso, a gente também saía, no Troubadour e coisas do tipo, naquela época de festa. E teria sido ótimo, mas acho que… Quer dizer, ele obviamente convidou o Billy Sheehan também, então o Billy aceitou. Não estava oficialmente em um papel como este ou algo assim, mas era muito óbvio o que ele estava pensando. E na época, eu estava pensando: ‘Ah, não. Estou indo muito bem’, sei lá.

Logo no começo, me ofereceram para entrar no Kiss, mas durou pouco, porque me chamaram quando eu ainda estava na Suécia, em 1982, e meu trabalho estava circulando por aí… Tenho 1,90m de altura. Mas eu não sabia disso, porque não conhecia o sistema métrico que a banda adotava. Eu disse: ‘Não sei’. Eu disse: ‘Tenho 1,92m de altura’. Mas disse usando os termos que eu conhecia, e eu não sabia o jeito deles.”

Em uma outra entrevista recente para a Classic Rock, Yngwie Malmsteen falou sobre o icônico guitarrista do Eddie Van Halen, dando a entender que Eddie supostamente o via como um rival, e talvez se sentisse ameaçado por Malmsteen:

“Eu nunca disse uma palavra ruim sobre ele. Nunca direi. Porque eu acho ele incrível. Mas eu conhecia um cara que trabalhava no supermercado onde Eddie fazia compras, e o cara perguntava a ele: ‘Ei, o que você acha do Yngwie Malmsteen, o novo garoto sueco?’ E Eddie respondia: ‘Eu não sei quem é ele.’ Enquanto isso, Dave Roth me disse que Eddie tinha seu aparelho de som portátil, tocando minhas coisas nele o dia inteiro.”

Segundo Malmsteen, Eddie Van Halen o ignorou durante o Grammy Awards de 1986. O álbum de estreia Yngwie Malmsteen, “Rising Force”, lançado em novembro de 1984, recebeu uma indicação na categoria “Melhor Performance Instrumental de Rock”:

“Eu fui ao show — estava de smoking e tudo — e vi o Eddie lá”, disse Yngwie à Classic Rock . “Fiquei acenando para ele, tentando chamar sua atenção, e ele me viu… e saiu correndo. Ele literalmente saiu correndo.”

Em seguida, Malmsteen contou que durante um festival na Holanda, eles iriam subir ao placo juntos pela primeira vez, mas o Van Halen cancelou sua participação:

“Eu estava fazendo um festival de shows na Holanda, e o VAN HALEN era a atração principal. Eu pensei: ‘Ótimo. Finalmente vou conhecer o Eddie e apresentar meu concerto para ele’. Porque tenho orgulho do meu concerto, sabe?’ Mas descobri que cancelaram o show. Disseram que o Alex Van Halen tinha quebrado o dedo mindinho ou algo assim. E então ouvi que o promotor recebeu um telefonema do próprio Eddie, que disse: ‘Só para avisar, se o Yngwie Malmsteen estiver tocando, eu não estou tocando. E eu nunca vou tocar no mesmo palco que o Yngwie Malmsteen’. Eu pensei: ‘O quê?’. Ele obviamente se sentiu ameaçado. O que é loucura para mim! Você é o Eddie Van Halen. Ninguém poderia te ameaçar.”

Sair da versão mobile