O baterista Alex Van Halen atualmente está promovendo seu novo livro “Brothers” e, durante uma promoção do livro em entrevista Ariel Levy, ele relembrou como seu irmão, o guitarrista Eddie Van Halen, detestava ser imitado por outros guitarristas.
“Ed costumava ficar louco com as pessoas o imitando. E a imitação é o primeiro passo para se inspirar, e depois disso você tem que ir mais longe. Mas imitar, sim, isso é maravilhoso, mas esse não é realmente o propósito do porquê você está fazendo isso.
Tudo é construído sobre algo de antes. E se você puder dar um passo adiante, faça isso. Você nunca vai descobrir o quão longe pode ir até dar esse passo. E isso era parte disso, a coisa, ‘o salto’. Dê o salto, faça, dane-se todo o resto, apenas pule.”
Alex relembra que Eddie sempre citava Eric Clapton, durante a era Cream, como sua inspiração inicial número 1 no six-string e, observou como Eddie nunca soou como Eric Clapton.
“Mas esse era o sentimento geral de todos nós, e foi isso que fez a banda permanecer unida. E há algo novo em cada esquina. Se você olhar com um ângulo analítico ou emocional, há algo ali. Não consigo identificar, porque se você pudesse, nós engarrafaríamos, certo?”
Já vi muito imitadores…infelizmente não tem o mesmo carisma e timbre de Eddie! Valeu!