PUBLICIDADE

Vale a pena ouvir de novo!: Yes – “”90125” (1983) – Homenagem póstuma a Alan White

No dia 14 de junho de 1949, nascia em Pelton, Country Durham, Inglaterra, Alan White, baterista da banda de Progressive Rock, Yes.

   

Alan White se juntou a banda em 1972, após substituir Bill Bryford, baterista original, estreando em “Yessongs”, álbum de estreia lançado em maio de 1973.

Antes de integrar o Yes, o músico integrou a banda Plastic Ono Band de John Lennon e Yoko Ono, após receber de Lennon o convite para tocar no Festival Toronto Rock and Roll Revival e setembro de 1969, além de participar de um show no Lyceum Ballroom.

Alan foi baterista nos singles “Instant Karma!” e “Imagine” de John Lennon, tocando bateria em 8 das 10 faixas presentes no vindouro álbum, “Imagine”, lançado em setembro de 1971.

Antes de sua entrada no Yes, integrou também a banda de George Harrison, gravando “All Things Must Pass” (1970) e “Radha Krsna Temple ” (1971).

   

Em sua longa carreira ao lado do Yes, destacamos em especial o excelente “90125”, décimo disco da carreira dos ingleses, lançado oficialmente em 07 de novembro de 1983.

Catapultado pelo sucesso do single “Owner Of A Lonely Heart”, o disco atingiu números expressivos nas paradas de países como Austrália (27a posição), Áustria (9a posição), Países Baixos (4a poisção), França (2a posição), Alemanha (2a posição), Japão (9a posição), Nova Zelândia (25a posição), Noruega (8a posição), Suécia (7a posição), Suíça (3a posição) e 16a posição no Reino Unido.

O bom desempenho das vendas de “90125” contemplou a banda com disco de ouro na Argentina, Áustria, França, Suíça e Reino Unido, além de disco de platina dupla na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, platina simples na Alemanha, Nova Zelândia, Japão e disco de platina tripla nos Estados Unidos da América, além de figurar na 5a posição da US Billboard 200.

Outras canções também se tornaram singles, casos de “Hold On”, “It Can Happen”, “Changes”, “Cinema”, “Live It”, e “Our Song”.

Para divulgar o disco, a banda entrou numa turnê mundial iniciada em 28 de fevereiro de 1984 a 09 de fevereiro de 1985, totalizando 110 shows ao todo, incluindo o show da banda na primeira edição do Rock In Rio Festival, seguido de dois shows na Argentina (Buenos Aires) com ingressos esgotados.

   

*As apresentações na Argentina ficaram marcadas como a primeira vez que uma banda inglesa se apresentou após a Guerra das Malvinas.

Reprodução / Facebook / ALAN WHITE

Ainda sobre o disco: o álbum atingiu a 16a posição na UK Albums Charts, despontando na lista de álbuns mais vendidos, contabilizando mais de 3 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

“Owner Of A Lonely Heart” foi o single mais bem sucedido da banda, sendo a única música a chegar ao topo da parada Billboard Hot 100 dos EUA, enquanto “Cinema” rendeu ao grupo um Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock. Álbum foi remasterizado em 2004 com faixas bônus inéditas.

Ainda sobre Alan White: ao lado do Yes, Alan gravou 22 discos oficiais, além de singles, compilações, live álbuns, etc. tornando-o o membro mais antigo da banda.

Além dos já citados John Lennon e George Harrison, o músico participou de discos de outros artistas, dentre eles: Joe Cocker, The Ventures, Terry Reid, Steve Winwood, Ginger Baker’s Air Force, Chris Squire, Alan Price, Steve Porcaro, John Wetton, Ed Harris, White, The Syn, Circa, Tony Levin, David Torn, Jimmy Page, dentre outros.

   
Reprodução / Facebook / ALAN WHITE

Em 2017, Alan White foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro oficial do Yes.

O músico faleceu na cidade de Seattle, Estados Unidos, aos 72 anos.

A causa da morte não foi especificada.

Em comunicado oficial através de suas redes sociais, a banda escreveu o seguinte:

“É com muita tristeza que o Yes anuncia que Alan White, nosso amado amigo e baterista há 50 anos, morreu, aos 72 anos, depois de uma breve doença”.

PS: O disco marca o retorno de Jon Anderson aos vocais, afastado após o álbum “Drama” de 1980.

Integrantes:

  • Jon Anderson (vocal)
  •    
  • Chris Squire (baixo) R.I.P
  • Trevor Rabin (guitarras)
  • Alan White (bateria) R.I.P
  • Tony Kaye (teclados)
   

Faixas:

  1. Owner Of A Lonely Heart
  2. Hold On
  3. It Can Happen
  4. Changes
  5. Cinema
  6.    
  7. Leave It
  8. Our Song
  9. City OF Love
  10. Hearts
   

Redigido por: Geovani “Dor no Nervo Ciático” Vieira

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -