Ano 1986: Enquanto os americanos do Slayer lançavam “Reign In Blood”, terceiro álbum de sua discografia e os também americanos do Nuclear Assault estreavam com “Game Over”, o METAL CHURCH lançava o excelente “The Dark”, segundo álbum da carreira.
Lançado oficialmente em 6 de outubro de 1986, este foi o último álbum com a formação clássica, composta por David Wayne, Kurdt Vanderhoof, Kirk Arrington, Duke Erickson e Craig Wells.
Conrendo 10 faixas inéditas, “The Dark” fala de temas sombrios como assassinato, morte, rituais, fenômenos sobrenaturais, etc. Faixas como “Line of Death”, “The Dark” e “Watch The Children Play”, são algumas das canções que retratam os temas acima citados.

O álbum foi dedicado ao baixista Cliff Burton (Metallica), que faleceu dias antes de seu lançamento. Para promover “The Dark”, a banda tocou ao lado de nomes como: Anthrax, Megadeth, King Diamond e Metallica.
Em 2005, o disco foi classificado como número 389 na lista da revista Rock Hard dos 500 Melhores Álbuns de Rock e Metal de todos os tempos.
“The Dark”, figurou na parada da Billboard 200 e em janeiro de 1987 alcançou a 92a posição, permanecendo por 23 semanas.

* Ton of Bricks, integrou a trilha sonora do filme No Man ‘s Land (1987), estrelado por Charlie Sheen.
* Watch The Children Play, tornou-se o primeiro videoclipe da banda, figurando nos programas voltados ao Heavy Metal da antiga MTV.
* A produção à cargo de Mark Dodson, chamou a atenção de Scott Ian (Anthrax) que o convidou para produzir o 4o trabalho da banda, “State Of Europhia”, lançado em setembro de 1988.
Aos amantes do bom e velho Heavy Metal… Vale a pena ouvir de novo.
Integrantes:
- David Wayne (vocais)
- Kurdt Vanderhoof (guitarras)
- Craig Wells (guitarras)
- Kirk Arrington (bateria)
- Duke Erickson (baixo)
Faixas:
- Ton of Bricks
- Start the Fire
- Method to Your Madness
- Watch the Children Pray
- Over My Dead Body
- The Dark
- Psycho
- Line of Death
- Burial at Sea
- Western Alliance