2021 foi um ano excelente para a música pesada e seus apreciadores. Diversos artistas renomados lançaram seus aguardados e respectivos novos trabalhos, tendo alguns destes causado surpresas agradáveis enquanto outros nem tanto, e em alguns casos alguns não conseguiram causar o impacto que tanto esperávamos.
Do Heavy ao Hard, passando por estilos como Black, Death, Thrash, Doom, Power, Symphonic, Speed Metal e outros, tivemos lançamentos para todos os gostos. Pensando na questão de indicar e falar um pouco sobre alguns desses lançamentos, resolvemos fazer uma “edição especial” do nosso quadro semanal, vale a pena ouvir de novo.
A intenção aqui, é falar de alguns discos que nós gostamos, indicamos e que poderão estar em nossas listas de “Melhores de 2021”. Vale lembrar que as bandas aqui indicadas bem como a questão de gostar (ou não), é algo totalmente “subjetivo”, já que gosto é algo pessoal e a intenção aqui é tão somente fazer um retrospecto, relembrando aos nossos leitores e seguidores, alguns desses trabalhos.
Algumas dessas bandas estiveram em suas listas pessoais? Comentem e interajam!
Sejam bem vindos ao vale a pena ouvir de novo.
*As listas de Melhores do Ano começarão a ser divulgadas a partir desta sexta feira, 7 de janeiro de 2022, no site e na página do Mundo Metal.
Banda: Therion
Álbum: Leviathan
Ano de lançamento: 2021
Categoria: Symphonic Metal
Na lista de discos surpreendentes lançados em 2021, “Leviathan”, novo álbum de inéditas dos suecos do Therion, é sem sombra de dúvida uma das gratas surpresas do estilo Symphonic Metal, apelidado também de Operatic Metal.
Quem conhece os trabalhos de Christofer Johansson, o mentor e grande gênio por trás da banda sabe muito bem o que esperar de um novo trabalho do Therion. Porém a “surpresa” está na capacidade do grupo se reinventar e ainda assim, conseguir se superar disco após disco.
Três anos após o ótimo “Beloved Antichrist”, o therion nos brinda com mais um grandioso trabalho de inéditas, trata-se de “Leviathan”, décimo sétimo disco da extensa carreira da banda e como dito anteriormente, um dos discos surpreendentes (e excelentes) de 2021.
Contendo 11 faixas inéditas e lançado oficialmente no dia 22 de janeiro deste ano,”Leviathan”, é o primeiro capítulo da trilogia cujos próximos capítulos serão lançados em 2022 e 2023 respectivamente.
Em seu novo registro, o grupo prima por temas mais sinfônicos e operísticos, porém, a base fundamental de sua música é o Heavy Metal propriamente dito, e este está presente durante todo o tmepo..
Fazendo um retrospecto e um comparativo na carreira do próprio Therion, podemos dizer que “Leviathan” revisita as melodias e às atmosferas dos discos “Theli”, “Vovin”, “Crowning of Atlantis”, “Deggial”, “Secret Of Runes”, “Lemúria” e “Sirius B”. Ou seja, temos a banda se reencontrando com seu passado sem deixar o presente de lado. Isso fica claro em suas onze faixas.
A grandiosidade musical de “Leviathan” rendeu-lhe calorosos elogios e aceitação imediata de público e crítica. Não obstante, o disco figurou no ranking de países como Áustria (45a posição), Bélgica (173a posição), França (162a posição), Alemanha (11a posição), Hungria (15a posição), Polônia (25a posição), Suíça (25a posição), além de sua terra natal, a Suécia.
Os singles extraídos dessa obra prima foram: “Tuonela”, “Levaitahn”, ‘Die Wellen Der Zeit”, “Eye Of Algol”, e o recém lançado “Nocturnal Light”.
Na lista de convidados especiais, nomes como: Marco Hietala (ex, Nightwish), Chiara Malvestiti (Crysalis), Jonas Öijvall (Tiamat), Mats Levén (Denner’s Inferno, Skyblood), Taida Nazraić (The Loudest Silence), dentre outros.
O disco também conta com a participação especial do coral israelense Hellscore, presente em quase todas as faixas.
Indiscutivelmente, uma das grandes obras musicais lançadas pelo Therion, bem como um dos discos mais incríveis lançadoseste ano.
Altamente recomendado.
Integrantes:
- Christofer Johnsson (guitarra, teclado)
- Nalle Påhlsson (baixo)
- Thomas Vikström (vocal tenor)
- Christian Vidal (guitarra)
- Lori Lewis (vocal soprano)
- Sami Karppinen (bateria)
Faixas:
- 1.The Leaf On The Oak Of Far
- 2.Tuonela
- 3.Leviathan
- 4.Die Wellen Der Zeit
- 5.Aži Dahāka
- 6.Eye Of Algol
- 7.Nocturnal Light
- 8.Great Marquis Of Hell
- 9.Psalm Of Retribution
- 10.El Primer Sol
- 11.Ten Courts Of Diyu