Homenagem póstuma a Meat Loaf.
Nascido em 27 de setembro de 1947, Michael Lee Aday, famoso mundialmente como Meat Loaf, foi um cantor, compositor, produtor, ator, saxofonista, tecladista, etc, responsável por uma carreira brilhante dentro e fora da música propriamente dita, já que suas canções integraram peças musicais e trilhas sonoras de grandes filmes.
Ao propósito, ao longo de sua extensa carreira musical, o músico lançou 13 discos oficiais, 02 compilações, 05 discos “ao vivo”, além de músicas aleatórias em formato de “singles”, algumas delas, disponibilizadas para trabalhos voltados ao cinema, musicais, etc.
A princípio, os primeiros passos aconteceram em 1971, mais precisamente em outubro daquele ano, quando saiu “Stoney & Meatloaf”, uma colaboração entre Loaf e Shaun Murphy, cantora norte-americana de Blues e R & B. Loaf e Murphy se conheceram enquanto tocavam com o elenco do musical “Hair” em Detroit, nascendo então uma amizade entre eles, resultando no primeiro trabalho oficial de sua carreira.
O primeiro “Bat Out Of The Hell”, estreia da banda Meat Loaf
Porém, oficialmente, Meat Loaf (banda), estreou em 1977 com o excelente “Bat Out Of The Hell”, disco que atingiu a 343ª posição na lista de 500 melhores discos de todos os tempos da revista Rolling Stones, figurou na lista dos 200 álbuns definitivos da Rock and Roll Hall of Fame e ultrapassou a marca de 43 milhões de cópias vendidas, figurando também na lista dos 10 álbuns mais vendidos de todos os tempos.
A saber, em setembro de 1981, a banda lança “Dead Ringer”, o sucessor de “Bat Out Of Hell” e mais um trabalho bem recebido pela crítica.
No entanto, em sua trajetória, o disco figurou nas paradas musicais de países como:
Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, Suécia, Reino Unido onde alcançou a 1ª posição na UK Albums Charts, bem como a 45ª posição da US Billboard 200.
Além disso, a banda ganhou disco de ouro na Austrália, Canadá e disco de platina no Reino Unido.
Anteriormente ao lançamento da segunda parte da saga “Bat Out Of The Hell”, vieram:
“Midnight At The Lost and Found” (1983), “Bad Attitude” (1984), “Blind Before I Stop” (1986) e finalmente “Bat Out Of Hell II: Back Into Hell”, seu sexto registro oficial e a impressionante continuação de um disco que trazia números expressivos de vendas, além de sucesso de público e crítica.
Lançado oficialmente no dia 14 de setembro de 1993, o disco figurou nas paradas musicais de países como:
Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Holanda, Hungria, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça.
Inegavelmente, uma carreira de muito sucesso.
Exceção apenas a Hungria e Noruega, nos demais países, ele alcançou a 1ª Posição do Ranking, além da 1ª posição na UK Albums Charts e US Billboard 200.
Além disso, na parada “geral” da Billboard onde o disco disputa com outros artistas, “Bat Out Of Hell” atingiu a 87ª posição do ranking.
Coroando o sucesso definitivo do Meat Loaf e mostrando que a flecha atingiu o alvo, o novo trabalho contemplou a banda com:
Quatro discos de platina na Austrália, Áustria (platina simples), Canadá (9x), Alemanha (2x), Holanda (1x), Nova Zelândia (1x), Suécia (1x), Suíça (1x), Reino Unido (6x) e Estados Unidos (5x).
Antes da terceira parte da trilogia
Porém, antes da conclusão da trilogia, outros discos vieram. São eles:
“Welcome To The Neighborhood” (1995), “Couldn’t Have Said It Better” (2003) e finalmente o 3º capitulo da saga “Bat Out Of Hell III: The Monster Is Loose”, que chegou oficialmente no dia 20 de outubro do referido 2006.
Seguindo o exemplo de duas partes anteriores, o novo capítulo rendeu bons frutos e mais uma vez as vendas foram excelentes, bem como as posições em rankings de paradas de sucessos.
Só para exemplificar (países), o disco figurou nas paradas da:
Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Escócia, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, onde ocupou a 3ª posição da US Billboard 200.
Sucesso e mais sucesso
Contudo, mais uma vez as vendas atingiram números expressivos que contemplaram a banda com disco de ouro na Austrália, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, além de disco de platina no Reino Unido, encerrando em alta uma das melhores trilogias musicais de todos os tempos.
Os trabalhos seguintes vieram em 2010 quando foram lançados “Hang Cool”, em 2011 com “Hell In A Handbasket” e “Braver Than We Are”, seu mais recente e último trabalho de inéditas lançado em 2016.
Outros caminhos fora da música
Fora do terreno musical, Meat Loaf se aventurou por outros caminhos, atuando em peças teatrais, musicais e contribuiu com participações para o cinema.
Algumas das peças musicais incluem “Rainbow in New York” e “More Than You Deserve”, esta última escrita por Jim Steinman.
A versão cinematográfica do musical The Rocky Horror Show, traz sua participação no papel de Eddie.
Em 1997, atuou no filme “Spice World”, longa que conta a história da banda pop Spice Girls (ele era o motorista do ônibus que transportava a banda), participou do longa “Crazy In Alabama” em 1999 onde atuou como o xerife John Doggett.
Clube da Luta
Ainda em 1999 atuou no longa “Clube da Luta”, cujo personagem era Robert Paulsen, além de participações nas séries House, M.D (como Eddie) e também no longa “Tenacious D In: The Pick Of Destiny”, atuando como o pai do personagem J.B, personagem vivido pelo ator Jack Black.
Mais que um grande artista, Meat Loaf foi um artista completo na arte do entretenimento e principalmente nas contribuições primorosas para o mundo da música.
Sua voz se calou para sempre no dia 20 de janeiro de 2022, aos 74 anos de idade.
Aos amantes da música e das artes em geral, vale a pena ouvir e ver todos os trabalhos relacionados ao grande Michael Lee Aday, mas que nós o conhecemos como Meat Loaf.
Algumas observações acerca de seus trabalhos:
- .Iniciou sua carreira musical aos vinte anos de idade em Los Angeles com a banda Meat Loaf Soul.
- .Após trabalhar em sua adolescência como mecânico, foi contratado para a Ópera Rock, Hair, onde viajou e se apresentou pelos Estados Unidos.
- .Gravou um disco com uma cantora chamada Stoney, sendo os primeiros cantores brancos a gravar na Motown. O disco teve um relativo sucesso.
- .Em 1971, decidiu juntar forças com o compositor e pianista Jim Steinman, com quem gravou um disco dois anos depois. Após viajarem para Los Angeles a fim de divulgá-lo, o disco foi recusado por várias gravadoras. Após o ocorrido a dupla decide então que o disco seria lançado e todo o custo sairia de seus bolsos.
- .Em 1976,após o show do famoso Woodstock, conheceu Leslie Edmond, manager que trabalhava com Bob Dylan e Janis Joplin. Loaf e Leslie se casaram em seguida.
- .Em 1993, o sucesso da canção “I’d Do Anything For Love (But I Won’t Do That)”, presente no álbum “Bat Out Of Hell II”, deu a Metal Loaf o Grammy Award na categoria Melhor Vocalista Solo de Rock”. A canção atingiu o 1º lugar das paradas musicais e seu videoclipe dirigido por Michael Bay, teve grande repercussão nos programas voltados à música.
- .Em 2011, sua música “Alive” compôs a trilha sonora do Filme Fúria sobre rodas (Drive Angry) com Nicolas Cage no papel principal.
- .Em 2016, após alguns anos, o cantor voltou a trabalhar com Jim Steinman em seu intitulado “Braver Than We Are”. Todas as canções da obra foram compostas e produzidas por Jim Steinman. Algumas do álbum se destacaram, como “Going All The Way Is Just A Start (A Song In 6 Movements)” e “Speaking In Tongues”.
Redigido por: Geovani “Gigio” Vieira
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.