Fevereiro de 1999: O quinteto americano Dream Theater lança “Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory”, quinto álbum de inéditas que marca a estreia do tecladista Jordan Rudess, substituindo Derek Sherinian que deixava o posto após o álbum “Falling Into Infinity”, lançado em setembro de 1997.
Conceitual, o disco descreve a história de Nicholas e a descoberta de sua vida passada, iniciada em “Metropolis Pt 1: The Miracle and The Sleeper” , faixa do álbum “Images and Words”, segundo trabalho do quinteto lançado em julho de 1992.
As influências para as gravações, segundo a banda, incluem a Ópera Rock “Tommy” do The Who, “Misplaced Childhood” (Marillion), “The Wall e The Final Cut” (Pink Floyd), “Amused to Death” (Roger Waters) e ” Sgt. Pepper ‘s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles.
Maio de 1999: Os suecos do Arch Enemy lançavam “Burning Bridges”, terceiro álbum de sua longa discografia.
O novo trabalho marca a estreia do baixista Sharlee D’angelo (Witchery, Spiritual Beggars, The Night Flight Orchestra, Black Earth, etc) e a despedida do vocalista Johan Liiva, substituído no trabalho seguinte pela alemã Angela Gossow.
Enquanto isso, os americanos do Kamelot lançavam “The Fourth Legacy”, quarto álbum de sua longa discografia e o segundo trabalho sob os vocais do norueguês Roy Khan (ex Conception).
O disco é o primeiro a creditar Roy Khan como escritor em todas as faixas, estabelecendo-o como o principal compositor, ao lado do guitarrista Thomas Youngblood.
Contendo 12 faixas inéditas e produzido por Sascha Paeth no Gate Studio, na Alemanha, o álbum conta com as participações especiais do tecladista Miro (Vanden Plas), Thomas Rettke (ex Heavens Gate), Robert Hunecke-Rizzo (ex Heavens Gate), além de nomes como Dirk Bruinenberg (bateria), Cinzia Rizzo (backing vocals), Rannveig Sif Sigurdardóttir (backing vocals), Farouk Asjadi (Flauta e percussão), André Neygenfind (baixo) e o quarteto de cordas Fallersleben String Quartet.
Apresentando uma sonoridade voltada ao Power Metal, o álbum apresenta composições excepcionais como “Nights Of Arabia”, “The Shadow Of Uther”, “A Sailorman’s Hymn”, “The Inquisitor”, “Until Kingdom Come”, além da faixa título.
Além das composições vibrantes e melodias excepcionais no decorrer de seus 48 minutos de duração, há de se destacar os vocais precisos e espetaculares de Roy Khan, mostrando que após a excelente atuação em “Siége Perilous” (1998), o posto de vocalista definitivamente estava preenchido.
Elogiado e bem recebido por fãs e criticos, “The Fourth Legacy” figura como um dos discos de maiores sucessos da banda, apresentando canções que se tornaram clássicas e obrigatórias nas apresentações ao vivo.
A versão japonesa do disco contém a canção “Can You Remember” como bônus.
Aos amantes do bom e velho Power/Melodic Power Metal… Vale a pena ouvir de novo.
Integrantes:
- Roy Khan (vocal)
- Thomas Youngblood (guitarra, vocal)
- Glenn Barry (baixo)
- Casey Grillo(bateria)
Músicos adicionais:
- Miro (teclados, arranjos e orquestrações)
- Sascha Paeth (guitarras adicionais)
- Thomas Rettke (backing vocals em “Nights of Arabia”, “Until Kingdom Come” e “Alexandria”)
- Dirk Bruinenberg (bateria)
- Robert Hunecke (bateria)
- Rannveig Sif Sigurdardottir (backing vocals em “A Sailorman’s Hymn”)
- Cinzia Rizzo (vocal em “Nights of Arabia”)
- Farouk Asjadi (flauta e percussão em “Desert Reign”)
- André Neygenfind (baixo em “Nights of Arabia”)
- Simon McTavish (flauta)
- Fallersleben String Quartet (cordas)
Faixas:
- New Allegiance
- The Fourth Legacy
- Silent Goddess
- Desert Reign
- Nights of Arabia
- The Shadow of Uther
- A Sailorman’s Hymn
- Alexandria
- The Inquisitor
- Glory
- Until Kingdom Come
- Lunar Sanctum
Bônus
- Can You Remember