PUBLICIDADE

Vale a Pena Ouvir de Novo (Homenagem Póstuma): Steve Riley

No último dia 24 de outubro, faleceu o baterista Steve Riley (Keel, LA Guns,W.A.S.P).

   

Nascido em 22 de janeiro de 1956, Steve Riley foi um baterista que integrou bandas relevantes de Hard Rock como, W.A.S.P, Keel, LA Guns, além disso, teve uma passagem relâmpago pelo Steppenwolf, no finalzinho dos anos 70.

Steve.Riley / Acervo / Facebook

Breve Histórico Steve Riley / Keel:

Logo após mudar para Los Angeles no final dos anos 70, Riley juntou-se a banda Steppenwolf. Porém, sua passagem relâmpago aconteceu mais precisamente em 1979, quando a banda tentou uma volta. No entanto, esta formação se desfez no final do mesmo ano.

O baterista então juntou-se ao Keel, outra banda americana de Hard Rock, capitaneada pelo líder e vocalista Ron Keel, com quem gravou o álbum “The Right To Rock”, segundo registro dos americanos, editado em janeiro de 1985.

Mais tarde, o músico recebe de Blackie Lawless, líder e vocalista da banda americana W.A.S.P, o convite para ser o baterista de sua banda, visto que Tony Richards, um dos fundadores, estava deixando o seu posto.

Vale a Pena Ouvir de Novo (Homenagem Póstuma): Steve Riley

Steve Riley no W.A.S.P

Aconselhado pelo amigo (e patrão) Ron Keel, Riley migrou para o W.A.S.P, gravando com a banda os álbuns “The Last Command” (1985), “Inside The Electric Circus” (1986) e “Live In The Raw” (1987).

Apesar de deixar o Keel, sendo substituído por Dwain Miller, que estreou na banda em 1986 no álbum “The Final Frontier”, Riley e Ron permaneceram grandes amigos.

Logo depois que gravou “Live In The Raw” com o W.A.S.P, o músico deixa o posto e em 1987 passa a ser um dos integrantes da formação clássica da LA Guns, banda americana de Hard Rock, capitaneada por Tracii Guns e Phil Lewis, onde permaneceu até 1992, saindo e retornando três anos depois, em 1995.

LA GUNS

Inicialmente, e agora em sua nova banda, gravou os álbuns “Cocked & Loaded” (1989), “Hollywood Vampires” (1989) e “Cuts” (1992), discos de sucesso e relevância na carreira do grupo.

Após seu retorno em 1995, Riley ainda gravaria 09 discos até deixar a banda em 2016.

Posteriormente, em 2019, Steve Riley fundou sua versão para o LA Guns, lançando o álbum “Renegade” em 2020.

   

Após brigas pelo nome da banda e algumas ações judiciais, os membros entraram em um acordo permitindo que Riley mudasse o nome da banda para Riley’s L.A.

Em homenagem ao baterista, escolhemos três álbuns que o representam muito bem

  • 1º: “Inside Electric Circus”- terceiro trabalho de Blackie Lawless & Cia, lançado em outubro de 1986. Contendo 11 faixas inéditas além de uma versão para “Easy Living” do Uriah Heep, o disco atingiu a 60a posição na parada da Billboard americana.
  • 2º: “The Right To Rock”- segundo álbum da carreira da banda americana Keel, lançado oficialmente em janeiro de 1985. O disco contém 08 faixas inéditas, além de uma versão para “Let ‘s Spend The Night Together” dos Rolling Stones.

Bem recebido, o disco recebeu da Collector’s Guide To Heavy Metal nota 6 na escala que vai até 10.

Em 2002, a canção “Speed Demon” integrou a trilha sonora do longa-metragem, “MIB, Homens de Preto”.

  • 3º: “Cocked & Loaded”- segundo álbum de inéditas da banda americana de Hard Rock, lançado oficialmente em agosto de 1989, contendo 14 faixas na versão americana e 15 na versão japonesa, incluindo o cover para “Rock Candy” do Montrose.

Bem recebido e catapultado pelo single “The Ballad Of Jayne”, um dos grandes sucesso do quinteto, o disco atingiu a 38a posição da Billboard americana.

“Cocked & Loaded”, também, contemplou a banda com disco de ouro pelas vendagens superiores a 500 mil cópias.

Em todos estes trabalhos, a presença brilhante e irretocável de Steve Riley.

Falecimento de Steve Riley

Riley faleceu aos 67 anos de idade no último dia 24 de outubro, após graves complicações causadas por uma pneumonia.

Nossas condolências aos seus familiares e que ele faça muito barulho em sua nova morada.

Aos amantes do bom e velho Hard Rock… Vale a pena ouvir de novo!

“Inside the Eletric Circus”

The Right To Rock:

Cocked & Loaded:

Redigido por: Geovani “Green Day” Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -