PUBLICIDADE

Vale a pena ouvir de novo (especial Warrel Dane) – Sanctuary – Refuge Denied/ Into The Mirror Black

Álbuns: Refuge Denied / Into The Mirror Black
Estilo: Heavy Metal/Heavy Power/Heavy Thrash

   

Conhecido por seus trabalhos ao lado do Nevermore, com quem gravou sete álbuns oficiais, Warrel George Baker, conhecido mundialmente como Warrel Dane, começou sua carreira no início dos anos 80 ao integrar a banda Serpent’s Knight, com quem gravou duas demos, lançadas anos depois como “compilações”. Porém, foi com o Sanctuary, banda americana de Heavy/Thrash formada em 1983 que Warrel Dane despontou para o sucesso e evidentemente passou a ser conhecido, principalmente por seus vocais altos e agudos.

O primeiro registro com o Sanctuary, “Refuge Denied” chegou às lojas em 1988 e trazia 8 faixas inéditas, além de uma versão para “White Rabbit” do Jef erson Airplane. Antes, a banda havia lançado duas fitas demos, além de um split ao lado das bandas Riot, Fifth Angel e Slammin’ Watusis, em 1987.

Voltando a “Refuge Denied”: inicialmente, o disco vendeu 7 mil cópias, porém anos mais tarde (em 2011), ultrapassou a marca das 200 mil cópias vendidas. Destacando os vocais impressionantes de Warrel Dane que dispensa comentários, destaques também para as faixas “Battle Angels”, “Die For My Sins”, “Veil Of Disguise” e o já citado cover de “White Rabbit” do Jef erson Airplane.

O sucesso do debut levou o Sanctuary a gravar seu segundo álbum, “Into The Mirror Black”, disco que apresentava uma produção mais polida e uma banda amadurecida, onde os vocais de Dane eram o diferencial. Lançado oficialmente em 27 de fevereiro de 1990, o álbum conta com 9 faixas inéditas distribuídas em aproximadamente 47 minutos de duração.

Para representar o disco, a banda escolheu a poderosa e impactante “Future Tense”, faixa que abre o álbum e que serviu de single, ganhando inclusive um videoclipe.

Catapultados pelo sucesso de “Future Tense”, o single elevou os números de vendas de “Into The Mirror Black”, fazendo com a banda figurasse nos charts mundiais e nas
páginas de publicações importantes como Decibel, Slug e Rock Hard. O sucesso absoluto de “Future Tense” invadiu a MTV e o Sanctuary despontou em vários programas voltados ao Heavy/Rock da emissora. O vídeo também foi exibido no programa Headbangers Ball, o que fez com que o disco atingisse a marca de 34 mil cópias vendidas somente na primeira semana de lançamento.

Rapidamente a banda agendou uma turnê de divulgação onde tocaram ao lado de grupos como Fates Warning, Morbid Angel, Forbidden, Death Angel, Forced Entry e Blitz Speer. Porém, o que seria o começo de uma carreira de sucesso para o quinteto, acabou se tornando em uma decepção enorme, visto que a gravadora Epic Records (na época) pressionou os músicos para que estes mergulhassem de cabeça na “nova cena” musical do momento: o grunge.

Reprodução/Twitter

Em comum acordo, o vocalista Warrel Dane e o baixista Jim Sheppard, decidiram que não aceitariam as imposições da gravadora, decisão esta que não era defendida pelos demais membros do Sanctuary. Tal decisão ocasionou o fim do grupo e de suas cinzas nascia em 1991 o Nevermore, mas essa é outra
história.

Sobre Warren Dane: dono de uma voz privilegiada e indo dos tons mais baixos aos mais altos numa facilidade absurda, Dane faz parte de uma lista de grandes vocalistas de Heavy Metal, figurando ao lado de nomes como Geof Tate (Queensryche), Guy Speranza (Riot), Tom Mallicoat (Lethal), James Neal (Malice), Russ North (Cloven Hoof), Carl “Ace” Albert (Vicious Rumors), Steve Benito (Heir Apparent), Harry Concklin (Jag Panzer), Randy Rampage (Annihilator) e tantos outros.

Warrel Dane, faleceu precocemente aos 56 anos de idade em 13 de dezembro de 2017 em São Paulo, vítima de um ataque cardíaco. Na ocasião, o músico preparava o lançamento de “Shadow Work”, segundo álbum de sua carreira solo.

Reprodução
PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -