Vale a pena ouvir de novo: Dream Theater – “Images And Words”

PUBLICIDADE

Abril de 1992: O quinteto americano Obituary lançava “The End Complete”, terceiro álbum de sua discografia.

Contendo nove faixas inéditas, o disco marca o retorno do guitarrista Allen West que havia tocado no álbum de estreia.

Na lista de discos mais vendidos da banda, “The End Complete” alcançou a 16a posição da “Billboard ‘s Top Heatseekers Chart”, ultrapassando a marca de 250 mil cópias vendidas mundialmente e a faixa título ganhou videoclipe.

Maio de 1992: Os britânicos do Iron Maiden lançavam “Fear Of The Dark”, nono álbum da carreira e o último a contar com os vocais de Bruce Dickinson que deixava o posto para se dedicar a sua carreira solo.

Bem recebido e contendo 12 faixas inéditas, “Fear Of The Dark” alcançou grande sucesso em países como Alemanha, Áustria, Austrália, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Hungria, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Suíça e Reino Unido.

O álbum marcou a estreia do baixista Steve Harris como produtor e foi o último trabalho de Martin Birch, que se aposentou em seguida.

Em países como Canadá, França e Reino Unido, o álbum foi contemplado com Disco de Ouro.

Enquanto isso, os americanos do Dream Theater lançavam em julho do referido ano “Images and Words”, segundo álbum de sua extensa discografia.

Contendo oito faixas inéditas, “Images and Words” marca a estreia do canadense James LaBrie, vocalista que havia deixado o Winter Rose e aqui substituiu Charlie Domici.

dream theater
Créditos: site oficial

O single “Pull Me Under”deu à banda um considerável sucesso comercial com sua exibição na MTV e no rádio, atingindo o top 10 na parada de Hot Mainstream Rock Tracks da Billboard Americana.

A música “Take The Time” inclui trechos de “Christmas Rappin” de Kurtis Blow (Fala: “Hold it now”), “Dancin’ Fool” de Frank Zappa (Fala: “Wait a minute”) e “Power to The People” de Public Enemy, (Fala: “Come On”).

A canção também traz uma citação do filme Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore no trecho: “Ora che ho perso la vista, ci vedo di più” (“Agora que perdi minha visão, vejo mais”), cantada e parafraseada por LaBrie (“Agora vejo com mais clareza, sou cego”).

Aclamado por fãs e críticos o disco alcançou a 61a posição da Billboard 200 dos Estados Unidos, foi certificado com Disco de Ouro e de Platina pela RIAA (Recording Industry Association Of America) e é considerado o álbum de maior sucesso do quinteto.

Créditos: site oficial

Elogios:

Em outubro de 2011, “Images and Words” foi classificado em 7º lugar na lista dos dez álbuns de guitarra da revista Guitar World.

Em 2013, “Images and Words” ganhou o prêmio March Metal Madness, votado pelos fãs do Loudwire como melhor álbum de Metal de todos os tempos.

Em 2015, o álbum figurou em primeiro lugar do site Prog Report numa lista de melhores álbuns do referido ano.

Em 2017, foi eleito o 95º melhor álbum de Metal de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

A canção “Under a Glass Moon” foi premiada com o 98º melhor solo de guitarra de acordo com os leitores da revista Guitar Player.

*Em uma entrevista de 2019 com Greg Prato em SongFacts, LaBrie listou “Images and Words” como o álbum Dream Theater do qual mais se orgulha. Segundo o vocalista, “Isso estabeleceu o que o Dream Theater realmente é. Acho que é um álbum fenomenal do começo ao fim”.

*LaBrie foi escolhido numa lista com mais de 200 candidatos.

Aos amantes de Prog MetalVale a pena ouvir de novo!

Integrantes:

  • James LaBrie (vocal)
  • John Myung (baixo)
  • John Petrucci (guitarra)
  • Kevin Moore (teclado)
  • Mike Portnoy(bateria)

Faixas:

  1. Pull me Under
  2. Another Day
  3. Take The Time
  4. Surrounded
  5. Metropolis (Pt. I: The Miracle and the Sleeper)
  6. Under a Glass Moon
  7. Wait For Sleep
  8. Learning to Live

Redigido por: Geovani “Gigio” Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações