PUBLICIDADE

[ Vale a pena ouvir de novo! ] Def Leppard – “Hysteria” (1987).

Abril de 1987: O quarteto inglês The Cult lançava “Electric”, terceiro álbum de sua discografia, após o sucesso de “Love”, disco anterior de 1985 que vendeu aproximadamente 2 milhões e meio de cópias.

“Electric” marca a mudança de estilo de uma banda que trazia o gótico como uma de suas influências e mergulhava de cabeça no Hard Rock.

   

Após problemas com o produtor Steve Brown, o grupo decide trabalhar ao lado de Rick Rubin que havia produzido trabalhos de LL Cool J, Beasties Boys, Run DMC e Slayer.

A missão de Rubin era, segundo a banda, “capitalizar e acompanhar a popularidade do Hard Rock e Heavy Metal na década de 80”.

O disco foi apresentado no livro “1001 Albums You Must Hear Before You Die” (1001 Álbuns que você precisa Ouvir Antes de Morrer).

Em 2013, o registro ganhou relançamento em formato CD duplo, sob o título “Electric Peace”. A nova versão conta com o álbum original e um segundo disco intitulado “Peace”, nome original antes que a banda decidisse mudar para “Electric”.

Outubro de 1987: O guitarrista americano Joe Satriani lançava “Surfing With The Alien”, segundo álbum de sua longa discografia.

Contendo 10 faixas (instrumentais), o disco alcançou a 29a posição da Billboard 200, fazendo deste o terceiro álbum de maior sucesso do guitarrista em solo americano.

“Surfing With The Alien” permaneceu na Billboard 200 por 75 semanas, o período mais longo entre todos seus lançamentos, recebeu disco de ouro, disco de platina e vendeu (na época) um milhão de cópias apenas nos Estados Unidos.

Enquanto isso, os ingleses do DEF LEPPARD lançavam “Hysteria”, quarto álbum da carreira e um dos discos mais imponentes da banda e do Hard Rock Mundial.

O disco quebra um intervalo de cinco longos anos sem gravar, visto que o baterista Rick Allen havia sofrido um acidente em dezembro de 1984, resultando na amputação de seu braço esquerdo.

Contendo 12 faixas inéditas, o disco emplacou vários sucessos, superando inclusive “Pyromania”, álbum anterior e também desbancou alguns dos artistas da época como Elton John, George Michael, Beastie Boys e Madonna.

Das doze faixas presentes em “Hysteria”, sete delas se transformaram em singles de grande sucesso, ganhando videoclipes e recheando as programações da antiga MTV (na época).

Alavancados pelo sucesso estrondoso de “Pour Some Sugar On Me”, “Women”, “Animal”, “Rocket”, “Armageddon It”, “Hysteria” e “Loves Bites”, o disco foi um verdadeiro furacão de vendas na história da banda e do Hard Rock de forma geral.

O sucesso meteórico de “Hysteria” elevou o nome (e as vendas) do Def Leppard, figurando nos rankings de países como Austrália (1a posição), Alemanha (10a posição), Noruega (1a posição), Nova Zelândia (1a posição), Suécia (2a posição), Suíça (2a posição) e Reino Unido (1a posição).

O quinteto também dominava as paradas musicais de vários países, dentre eles Suécia (Schweizer Hitparade) onde atingiram a 21a posição e a US Billboard 200 (Estados Unidos), figurando na 1a posição.

De vento em polpa, a banda assistia as vendas atingirem números exorbitantes e com isso o quinteto foi contemplado com quatro discos de Platina na Austrália, disco de diamante no Canadá, disco de platina na Nova Zelândia, disco de ouro na Noruega, disco de ouro na Suécia, disco de platina na Suíça, platina dupla no Reino Unido e 12 discos de platina nos Estados Unidos.

No Brasil, a faixa “Loves Bites” ganhou uma versão intitulada “Mordidas de Amor”, gravada pela banda Yahoo em seu álbum de estreia lançado em 1988.

Em entrevista, o vocalista Joe Elliot elogiou a versão ao dizer que esse era o primeiro “cover” de uma música do Def Leppard, já que a versão se manteve fiel à letra original”.

Com o sucesso do álbum, a banda participou de grandes eventos e também de atos filantrópicos, tendo como estrela principal o baterista Rick Allen, que passou a ser um exemplo de superação.

   

Na lista de discos mais rentáveis da banda, “Hysteria” é o grande campeão com mais de 20 milhões de cópias vendidas, numa época onde a música pop imperava e dominava as paradas de sucesso.

Aos amantes do bom e velho Hard Rock…. Vale a pena ouvir de novo.

  • Faixas:
  • 1.Women
  • 2.Rocket
  • 3.Animal
  • 4.Love Bites
  • 5.Pour Some Sugar on Me
  • 6.Armageddon It
  • 7.Gods of War
  • 8.Don’t Shoot Shotgun
  • 9.Run Riot
  • 10.Hysteria
  • 11.Excitable
  • 12.Love and Affection
  • Integrantes:
  • Joe Elliott (vocal)
  • Phil Collen (guitarra)
  • Steve Clark (guitarra) (RIP)
  • Rick Savage (baixo)
  • Rick Allen (bateria)

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
222SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações