O ano era 1993. Enquanto os americanos do Morbid Angel lançavam “Covenant”, quarto álbum de sua discografia e os brasileiros do Angra estreavam com “Angels Cry”, os ingleses do Carcass lançavam o excelente “Heartwork”, quarto álbum da carreira.
Contendo 10 faixas e lançado oficialmente no dia 18 de outubro daquele ano, o disco conta com a produção de Colin Richardson, conhecido por trabalhos ao lado de nomes como Anathema, Behemoth, Bolt Thrower, Gorefest, Cannibal Corpse, Cradle Of Filth, etc, o álbum marca a mudança de sonoridade e também das letras que abordavam as visões da banda sobre uma sociedade decadente, deixando de lado os temas e letras sangrentas dos trabalhos anteriores.
“Heartwork” atingiu a 67a posição das paradas britânicas, o que não era normal (à época) para uma banda de Death Metal. O disco também revelou alguns singles, dentre eles: “Carnal Forge”, “Buried Dreams”, “Arbeit Macht Fleisch”, “No Love Lost” e “Heartwork”. As duas últimas citadas, ganharam videoclipes que integraram as programações voltadas a música pesada da MTV.
Apesar dos números e das críticas também positivas, incluindo artistas de outras bandas que classificaram o registro como: “Um dos melhores discos de Death Metal de todos os tempos”, o álbum dividiu opiniões entre as alas mais radicais de fãs que “malharam” o novo direcionamento do quarteto.
Em maio de 2013, Heartwork foi incluído no Decibel Magazine Hall Of Fame, tornando-se o 100º disco homenageado e o segundo trabalho da banda a figurar no Decibel Hall Of Fame, já que “Necroticism – Descanting the Insalubrious” havia realizado tal feito.
Em 2017, a Rolling Stone classificou Heartwork como 51º em sua lista de ”The 100 Greatest Metal Albums Of All Time”.
Em 2008, o álbum ganhou relançamento. Em sua nova versão, o disco conta com um DVD contendo entrevista e documentário.
Aos amantes do bom e velho Death Metal: Vale a pena ouvir de novo.
Integrantes:
- Jeff Walker (vocal e baixo)
- Bill Steer (guitarra)
- Michael Amott (guitarra)
- Ken Owen (bateria)
Faixas:
- Buried Dreams
- Carnal Forge
- No Love Lost
- Heartwork
- Embodiment
- This Mortal Coil
- Arbeit macht Fleisch
- Blind Bleeding the Blind
- Doctrinal Expletives
- Death Certificate
Redigido por: Geovani “Banda Beijo” Vieira