Tendo lançado dois álbuns cultuados pelos fãs de Black metal nos anos 90, o Covenant precisou mudar de nome em 1999 por conta de uma banda homônima de música eletrônica da Suécia.
Já sob o nome The Kovenant, o grupo mudou demais sua sonoridade e, apesar de ter lançado alguns discos entre o final dos anos 90 e meados dos 2000, o som ligado ao Industrial, Gothic e outras vertentes, acabou desagradando os fãs de pérolas como “In Times Before the Light” (1997) e “Nexus Polaris” (1998).
O grupo estava em um grande hiato que já durava muitos anos. Mas no último dia 14 de dezembro finalmente se reuniu para tocar, principalmente, canções de seus dois trabalhos mais ovacionados. O show aconteceu na Holanda, no Eindhoven Metal Meeting e uma gravação profissional da faixa “Chariots Of Thunder” está disponível.
Na ocasião, a banda tocou na íntegra o disco “Nexus Polaris”, que ganhou em 1999 o “Grammy” Norueguês na categoria “Melhor Álbum de Hard Rock“. A formação do grupo conta com todos os membros clássicos, incluindo Nagash (vocal/baixo), Hellhammer (baterista), Sverd (tecladista), Astennu (guitarras) e Sarah Jezebel Deva (vocal feminino).