Impressionante como o The Halo Effect representa totalmente a sonoridade do Melodic Death Metal sueco do começo dos anos 90. Inclusive, muito mais que o próprio In Flames, já que há algum tempo o grupo se rendeu a sonoridades completamente diferentes daquelas que os caracterizaram no início.
Obviamente, isso tem uma explicação. O quinteto formado em 2019 é constituído de ex-integrantes do In Flames. São eles: Jesper Strömblad (guitarra), Daniel Svensson (bateria), Peter Iwers (baixo), Niclas Engelin (guitarra) e Mikael Stanne (vocal).
O primeiro disco da banda, “Days Of The Lost” (2022), foi uma viagem completa aos dias de glória do Melodic Death de Gotemburgo. Dessa forma, chegamos a conclusão que em time que está ganhando não se mexe e, pouco mais de 2 anos depois da estreia, o The Halo Effect retorna com “March Of The Unheard”.
Volta às origens do Melodic Death
O trabalho foi lançado nesta sexta feira, 10 de janeiro, acompanhado de um videoclipe para a faixa “What We Become”. Sobre isso, o vocalista Makael Stanne disse:
“A espera acabou! Nosso segundo álbum saiu hoje e não poderíamos estar mais orgulhosos deste material. O nível de confiança, experiência e amor pela arte é mais do que evidente nessas músicas e finalmente poder compartilhar isso com todos vocês é incrível. Primeiro, só para garantir que vocês recebam o álbum no primeiro dia, está nosso novo vídeo para a música ‘What We Become’!
Essa música é sobre como nossas emoções podem nos destruir e transformar nosso próprio ser por meio da depressão, da dúvida e da insegurança. O vídeo que gravamos em um celeiro gelado no meio do nada com o diretor Johan Carlén dá à música o tipo certo de mística e sensação de ser esquecido ou silenciado. Aproveite!”
Ainda mais encorpado que o primeiro registro, somos surpreendidos por composições elaboradas e técnicas na medida certa. A volta ao passado não permitiu que os integrantes deixassem de apresentar novos caminhos para sua música e, certamente, este disco não será o divisor de águas para a banda. Mantendo este nível de comprometimento com o estilo assim como não se deixando seduzir por direcionamentos que visam exclusivamente o dinheiro, o The Halo Effect tem tudo para ter uma brilhante carreira.
Anteriormente, o grupo já tinha disponibilizado outros três singles: “Cruel Perfection”, “March Of The Unheard” e “Detonate”. Assista aos vídeos.
Abaixo se encontra a capa, o tracklist e o link para ouvir “March Of The Unheard” na íntegra:
- Conspire To Deceive
- Detonate
- Our Channel To The Darkness
- Cruel Perception
- What We Become
- This Curse Of Silence
- March Of The Unheard
- Forever Astray
- Between Directions
- A Death That Becomes Us
- The Burning Point
- Coda