O baixista do Symphony X, Michael LePond, conversou recentemente com o Metal Anthology e, falou sobre o novo material no qual a banda está trabalhando há anos. Será o primeiro álbum do Symphony X desde de “Underworld” 2015. Lá se vão dez anos desde o último álbum. Veja o que disse LePond:
“[Estamos trabalhando em material novo há muitos anos. Vários anos. Estamos trabalhando em um novo álbum, e ele terá todas as coisas legais que vocês gostam. Terá as grandes coisas sinfônicas, terá os riffs pesados, terá os elementos clássicos também. Terá todas essas coisas lá.
Quando escrevemos, leva tempo, porque Michael Romeo, sua regra [é] não há músicas de preenchimento, nenhuma música que seja, tipo, ‘Ah, não é ruim.’ E vai para o lixo. Todas elas têm que estar onde pelo menos achamos que são ótimas. Todas elas têm que ser isso.
Os fãs estão tipo, ‘Ei, faz tanto tempo.’ Mas prometemos que está chegando. Vai ser bom.”
“Underworld” apresentou faixas mais curtas e diretas, e LePond foi questionado se o novo disco terá alguma canção mais longa:
“Ainda estamos pensando onde queremos chegar com isso. Haverá algo loucamente épico nisso. Só não sabemos como vamos apresentá-lo ainda. Mas com toda a tecnologia mais nova para as coisas sinfônicas, será monstruoso.”
LePond acrescentou:
“Então, sim, estamos animados para finalmente fazer isso de novo. Quando chega a hora de gravar o baixo, eu fico suando por dias, mas quando termina… Eu tenho essa rotina. Quando termino todas as minhas faixas de baixo e estou tão cansado e acabado, eu vou ao McDonald’s [rede de restaurantes fast food]. Essa é a única vez que eu vou, e é tipo, ‘Ah.’ Meu conforto.”
Sobre uma uma previsão de lançamento para o novo registro, ele disse:
“Vou dar um palpite. Acho que até o final do ano, terminaremos de escrevê-lo. É só um palpite. E então em 2026, provavelmente gravaremos e lançaremos.
Faremos turnês em todos os lugares que pudermos e voltaremos para realmente tentar dizer: ‘Ei, o Symphony X está de volta.'”