Desde o desentendimento entre Max Cavalera e Marc Rizzo que culminou na saída do Rizzo, o Soulfly encalhou numa incógnita que permanece até então: o mistério da segunda guitarra.
Desde agosto, quando Marc disse adeus ao Soulfly, que a banda se manteve desfalcada oficialmente. Para seguir com a última turnê, Max convidou seu amigo de longa data, Dino Cazares, guitarrista do Fear Factory, para excursionar com o Soulfly e cobrir essa lacuna.
Nessa última sexta-feira, 14 de janeiro, Max foi entrevistado pelo programa Art Of Rock do Zippo Encore e falou sobre a situação para a próxima turnê que percorrerá os Estados Unidos no próximo mês:
“No momento não sabemos quem vai tocar guitarra para o Soulfly. Então, acho que vamos continuar fazendo isso – apenas convidando alguns amigos muito legais como (Dino Cazares). É tão legal que temos amigos incríveis assim na indústria. Que você pode ligar para Dino e ele está disponível. Então (é) simplesmente ótimo.
Max continuou a falar sobre a turnê e exaltou a presença de Dino Cazares quando precisou recorrer ao amigo:
“Nós não sabemos quem estaremos usando para esta próxima turnê – ainda estamos trabalhando nisso – mas foi muito divertido, cara, porque Dino… Nós crescemos juntos. Eu era um grande fã do Fear Factory. Eu os ajudei a conseguir um contrato (com a Roadrunner). E então, é claro, ele toca em ‘Eye For An Eye’ no primeiro álbum do Soulfly; ele toca guitarra nele. Nós o convidamos para fazer aquela turnê, foi uma combinação perfeita. E os fãs, eles perderam a cabeça. Foi tão legal. Às vezes eu ficava no ônibus e assistia Dino sair do ônibus e ele apenas ser assediado; 10 crianças o cercavam. Eu estava tipo, ‘Oh, isso é legal, cara. Isso é o que está acontecendo. Isso é uma verdadeira merda de Metal aqui.'”
Marc Rizzo continua falando sobre o assunto quando chamado para ser entrevistado e um dos principais problemas é a carga ampliada de trabalho sem aumento de remuneração. Isso de acordo com o guitarrista, fazendo um breve resumo de suas falas. Quanto ao Max, ele procura não se aprofundar tanto no assunto e para ele, o assunto do momento é resolver o mistério do segundo guitarrista, aquele que entrará na vaga deixada por Rizzo. É um suspense musical parecido com o que aconteceu com o Megadeth após a demissão do baixista David Ellefson. Resta aguardar quem ocupará o posto de guitarrista solo do Soulfly.
A entrevista completa de Max Cavalera e seu desafio para encontrar um novo guitarrista para o Soulfly pode ser conferida no vídeo abaixo: